Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'La Manada': Um dos membros apanhado a tentar fazer passaporte

Uma das razões apresentadas pelo tribunal para avançar com a liberdade provisória era a de que não existia risco de fuga. Polícia Nacional reagiu à notícia através do Twitter.

'La Manada': Um dos membros apanhado a tentar fazer passaporte
Notícias ao Minuto

14:49 - 28/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Espanha

Um dos cinco membros do grupo autodenominado ‘La Manada’, Antonio Manuel Guerreiro, tentou fazer um passaporte, na segunda-feira, dia 25, tendo a sua intenção sido recusada, de acordo com a agência espanhola Efe. A responsável que o atendeu ter-lhe-á recordado que uma das suas medidas de coação é a proibição de sair de território nacional, até à conclusão do seu processo na justiça.

Recorde-se que Guerreiro, o único elemento do grupo que faz parte de uma força de autoridade (Guardia Civil) está em liberdade condicional desde dia 22, após decisão do tribunal da Comunidade Autónoma de Navarra. José Ángel Prenda, Ángel Boza, Jesús Escudero e Alfonso Jesús Cabezuelo, os restantes elementos do grupo, também saíram da prisão, tendo todos pago uma caução individual de seis mil euros, que supostamente mitigaria o seu risco de fuga.

A Polícia Nacional espanhola, perante esta notícia, reagiu através do Twitter, com uma publicação esclarecedora.

“Apanhado uma dos membros da La Manada quando tentar fazer um passaporte… com uma proibição de saída do território espanhol em vigor, emitida pela justiça. Assim não”, escreveram na legenda de uma imagem animada de um Batman.

Todos estão obrigados a fazer apresentações semanais (em três dias intercalados) e não podem aproximar-se da área de residência da vítima (Madrid), até nova decisão do Tribunal Supremo, que analisa agora uma série de recursos.

O grupo de cinco sevilhanos estava há quase dois anos em prisão preventiva, desde 7 de julho de 2016, depois de terem sido condenados a nove anos de prisão por “agressão sexual” em grupo de uma jovem de 18 anos, durante as festas de São Firmino, em 2016, em Pamplona.

A sentença atribuída aos cinco espanhóis causou muita polémica, na altura. O tribunal de Navarra entendeu, com base num vídeo de 92 segundos filmado por um dos agressores, que havia sido cometido o delito continuado de abuso sexual e não de violação coletiva porque a vítima, em choque, nada fez para se defender.

Ver mais: Vítima de 'La Manada' em carta aberta. "Ninguém tem de passar por isto"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório