Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

'Upskirting' vai ser crime punido com dois anos de prisão no Reino Unido

Nos casos mais sérios os condenados podem passar a fazer parte do registo de agressores sexuais.

'Upskirting' vai ser crime punido com dois anos de prisão no Reino Unido
Notícias ao Minuto

12:40 - 15/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

'Upskirting' é o ato de tirar disfarçadamente, fotografias por baixo de uma saia ou de um vestido e no Reino Unido vai agora passar a ser crime punível até dois anos de prisão.

Depois de uma campanha liderada por uma mulher vítima da prática intrusiva, Gina Martin, o ministério da Justiça britânico revelou que o governo vai apoiar o projeto de lei apresentado pela deputada liberal democrata Wera Hobhouse, conta o Guardian.

Nos casos mais graves, os condenados podem mesmo passar a fazer parte do registo de agressores sexuais de Inglaterra e do País de Gales.

Até então este tipo de prática era 'protegida' por um vazio legal, pois os culpados eram acusados de não cumprir leis de decência pública ou acusados de voyeurismo, mas nem todos os casos eram cobertos com essas leis.

Gina Martin começou a campanha para que o 'upskirting' fosse criminalizado - nomeadamente com uma petição que contou com mais de 100 mil assinaturas, 50 mil delas apenas no Reino Unido - depois de as autoridades se recusarem a acusar o homem que tinha apanhado a tirar fotografias por baixo da sua saia durante um festival. Apesar de ter as fotografias como prova, como estava a usar roupa interior, a ação não foi considerada ilegal.

"Este comportamento é uma invasão de privacidade horrenda, que deixa as vítimas a sentirem-se degradadas e angustiadas", disse Lucy Frazer, a ministra da Justiça britânica, citada pelo jornal, acrescentando que "ao fazer do 'upskirting' uma ofensa específica estamos a mandar uma mensagem clara de que este comportamento não será tolerado e que os incumpridores serão devidamente punidos".

Recorde-se que a prática de 'upskirting' já é considerada ilegal na Escócia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório