Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Apoio da ONU à força G5-Sahel é insuficiente

O apoio logístico da ONU à força G5-Sahel não está à altura do desafio, já que "a situação da segurança no Sahel continua a deteriorar-se", considera num recente relatório o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Apoio da ONU à força G5-Sahel é insuficiente
Notícias ao Minuto

00:55 - 09/05/18 por Lusa

Mundo Guterres

A contribuição das ONU, prevista por uma resolução do Conselho de Segurança e um acordo técnico concluído no início do ano entre a força dos "capacetes azuis" MINUSMA no Mali e a força G5-Sahel, formada por cinco países (Burkina Faso, Chade, Mauritânia, Mali e Níger), "deve materializar-se de uma forma mais concreta e tangível", considera Guterres no documento obtido na terça-feira pela agência France Presse.

"Exorto os membros do Conselho de Segurança a serem ambiciosos e a darem à força conjunta um mandato forte que lhe confira a legitimidade política que merece", sublinha.

No relatório, o secretário-geral considera que falta financiamento à MINUSMA para dar toda a ajuda logística à força G5-Sahel, por exemplo para reforçar as suas instalações.

Guterres exorta ainda "os países do G5-Sahel a destacarem o resto das suas tropas o mais rápido possível e a resolverem os problemas de comando e de controlo" que subsistem.

Observando que "a presença do Estado no norte e no centro do Mali, assim como no norte do Burkina Faso, está a diminuir", António Guterres apela à comunidade internacional para "tomar medidas rápidas para reverter esta tendência", caso contrário essas regiões serão cada vez mais controladas por grupos armados.

A força antiterrorista G5-Sahel, cuja criação foi impulsionada pela França, deve contar a termo com 5.000 soldados dos cinco países e o seu custo para o primeiro ano foi calculado em cerca de 480 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório