Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

De boca fechada. Esta palavra acaba de imediato com a sua credibilidade

Eric Holtzclaw, estrategista, especialista em recursos humanos e técnico empresarial, revela qual é a palavra que nunca deve usar para que não perca de imediato a sua credibilidade, sobretudo no mundo dos negócios e na esfera laboral.

De boca fechada. Esta palavra acaba de imediato com a sua credibilidade
Notícias ao Minuto

13:00 - 09/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle O poder do discurso

O especialista explica que ao longo dos anos observou homens de negócios e representantes de grandes empresas multinacionais a proporem os seus produtos, planos de negócios e ideias e que na sua experiência e de acordo com a sua perceção há um termo que deve parar de utilizar já!

Que é, nada mais nada menos do que: ‘actually’ (em inglês), traduzindo ‘efetivamente’ e as suas variantes , ‘na verdade’, ‘realmente’, ou ‘de facto’.

Para o ouvinte experiente e atento ‘efetivamente’ é apenas uma indicação de que seja qual for o assunto ou o tema, de que a questão em particular precisa de uma análise mais aprofundada, o que poderá indicar algum tipo de fraude.

Holtzclaw explica: “Quando se utiliza a palavra ‘efetivamente’, está-se ao mesmo tempo a comparar dois pensamentos e a dar uma explicação”.

E exemplifica. “Pergunta: ‘foste à loja comprar leite?’; resposta: efetivamente, parei na estação de serviço’”. Neste exemplo, é fácil entender porque alguém utilizaria esse conceito. A pergunta original sugeria que a pessoa deveria ter ido a uma loja, mas o inquirido pode não considerar que uma estação de serviço seja de facto uma loja, ou seja, na mente do individuo ele está a comparar e a justificar a sua decisão de ter ido aquele sítio em vez de por exemplo a uma mercearia.

Para o especialista o foco está na palavra ‘justificar’. “Numa reunião de negócios palavras extra são vistas como desnecessárias e suscitam imediatamente desconfiança. O ‘efetivamente’ sugere uma justificação, uma alternativa, a uma pergunta que deveria ser respondida com um simples ‘sim’ ou ‘não’ - sem subterfúgios”.

“O termo ‘efetivamente’ serve como uma pausa e impede a fluidez da conversa, dando a quem a ouve tempo para pensar e decidir como deve resolver o conflito de dúvida que se instalou na sua mente, entre a questão colocada e a resposta que não foi exata. Suscitando curiosidade ‘mas porquê que essa palavra foi adicionada?’”, alerta Holtzclaw.

“Evite usá-la o mais possível ou até suprimi-la do seu vocabulário”, recomenda.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório