Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

SlimCado: Já ouviu falar no abacate magro?

A ‘moda’ do abacate é relativamente recente, embora o seu cultivo já conte com centenas de anos. Entre as diversas espécies deste fruto, há duas – as mais comuns – que se destacam e dividem opiniões pelos seus diferentes valores nutricionais.

SlimCado: Já ouviu falar no abacate magro?
Notícias ao Minuto

11:30 - 23/02/18 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Abacate

Diz o Washington Post que há mais de 1000 espécies de abacates, que se distinguem pelos locais de produção e clima em que são produzidos. Mas generalizemos os tipos e foquemo-nos em apenas dois: há uma espécie de casca verde, lisa e brilhante e outra rugosa e bastante escura: uma destas espécies conta com menos gordura e calorias, mas não é necessariamente mais vantajosa.

Comer abacate está na moda. Com o boom da procura pela alimentação saudável, o consumo de abacate cresceu com a mesma rapidez. Note-se a quantidade de fotos de saladas, torradas e outros pratos saudáveis que contam com este ingrediente (no Instagram, há mais de sete milhões de fotos tagadas com o hastag #avocado).

Apesar das vantagens deste fruto, o seu consumo deve ser controlado, e tal deve-se ao facto de este ser um fruto gordo (ainda que a gordura presente no abacate, a monossaturada, seja uma gordura boa ao nosso organismo).

Foi com base neste lado ‘negativo’ do abacate que surgiu uma estratégia de marketing: a do SlimCado – um abacate vendido como mais saudável por conter menos calorias e percentagem de açúcar.

O lado bom do SlimCado - ou abacate da Florida, como também é conhecido pela sua grande produção lá – é que não é artificialmente modificado, e de facto conta com menos calorias. O lado menos bom é que o seu valor nutricional não é necessariamente melhor que o abacate comum... e o facto de o poder do consumo está a tentar enganá-lo com esta novidade apresentada como ‘light’ (‘SlimCado’ junta as palavras slim e avocado, abacate magro).

Distinguir os dois tipos de abacates é simples. O Abacate da Florida, ou SlimCado, é maior, mais brilhante, verde e com casca lisa. É a espécie mais comummente produzida e produz-se em climas húmidos. Já o abacate mais comum, o da Califórnia ou abacate Hass, é normalmene mais pequeno, escuro e da rasca rugosa. É o mais exportado por aguentar muito tempo até amadurecer e conter uma casca que protege a fruta, já que é grossa e rugosa.

Ainda que não seja o mesmo que comparar maça vermelha com maçã verde, que têm aspetos diferentes mas as mesmas propriedade, no caso dos abacates, de facto, o SlimCado é menos calórico com cerca de 25% menos calorias e 30% menos gordura que o abacate da Flórida (tendo em média menos 30 e 25%, respetivamente), além de ser mais rico em vitamina C e E. Contudo, tem menos fibra e menor densidade de nutrientes que o outro tipo.

Na hora de comprar abacate, o melhor será por isso pensar no fim que lhe vai dar: o abacate Hass é melhor para fazer guacamole ou barrar em torras, Já o da Florida, o SlimCado, é menos cremoso e ‘aguado’, sendo mais indicado para acompanhar saladas ou outros pratos em que opte por manter o abacate cortado ais pedaços.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório