Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cancro do ovário, afinal, pode não começar no ovário

Estudo vem revelar que é nas trompas de Falópio que a doença pode ter início.

Cancro do ovário, afinal, pode não começar no ovário
Notícias ao Minuto

11:15 - 14/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O cancro do ovário pode, afinal, não ter origem no próprio ovário. Esta é a ideia defendida num estudo publicado na Nature Communications e levado a cabo por um vasto conjunto de cientistas do Centro Médico da Universidade de Harvard e da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Dizem os cientistas que cancro do ovário pode, na verdade, ter início das trompas de Falópio, que se situam entre os ovários e o útero.

Para já, conta o Science Alert, o estudo teve por base a análise de tecido uterino de apenas nove mulheres (cinco já num estado avançado da doença e quatro que decidiram remover os ovários devido ao risco que tinham de contrair da doença) mas os resultados mostraram-se promissores ao ponto dos cientistas acreditarem ter encontrado uma forma mais eficaz de detetar um dos tipo de cancro de mais difícil diagnóstico.

“Se o estudo numa escala maior de mulheres confirmar as nossas descobertas de que as trompas de Falópio são o local de origem da maior parte dos cancros do ovário, então isto pode resultar numa maior mudança da forma como lidados com o risco de doença nos pacientes”, diz um dos mentores do estudo, o cientista Victor Velculescu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório