Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Serão os dentes brancos sinal de saúde?

Ter os dentes brancos é o desejo de muitas pessoas, mas será que isso é só uma questão de vaidade ou um sinal de saúde?

Serão os dentes brancos sinal de saúde?
Notícias ao Minuto

23:00 - 03/02/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

No que diz respeito à aparência humana, há um aspeto corporal que salta à vista de todos: o sorriso. E quanto mais branco, mais agradável.

Os dentes brancos espelham, aos olhos de muitos, cuidados de higiene e um tanto ou quanto de vaidade, mas será que espelham também saúde? Sim, mas os dentes amarelos ou gastos também.

Salvo os casos em que é feito algum tipo de branqueamento, os dentes tendem a ter uma cor muito própria (que pode ser mais ou menos branca, mais ou menos amarela) e que depende dos genes de cada pessoa, dos seus hábitos alimentares, do tabagismo e até mesmo da toma de determinados medicamentos.

De acordo com a BBC, as manchas que surgem nos dentes à boleia dos aspetos acima mencionados não indicam que possam ser menos saudáveis do que dentes totalmente brancos, até porque a brancura dos dentes não é um impeditivo para que se tenha algum tipo de infeção nas gengivas ou até mesmo cáries.

Mas não só. Os dentes brancos – tal como aqueles que vemos nos filmes – podem até ser menos saudáveis do que aqueles que aparentam ser mais escuros ou amarelos e tudo porque são constantemente alvo de ação de produtos abrasivos que têm como finalidade branquear. Esses produtos, quando usados de forma continuada, podem causar um enfraquecimento do esmalte ou até mesmo sensibilidade dentária e na zona das gengivas.

Conclusão? Dentes brancos são, de facto mais bonitos e apelativos, mas a saúde dentária vai muito além da cor que os dentes apresentam.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório