Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2018
Tempo
MIN 4º MÁX 5º

Edição

Sabia que é preciso limpar as pálpebras?

As pálpebras também precisam de alguma atenção.

Sabia que é preciso limpar as pálpebras?
Notícias ao Minuto

19:00 - 17/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

As pálpebras não são apenas uma pele que cobre os olhos e os protege. Pelo contrário, além de pelos (as pestanas), as pálpebras são equipadas com diversas glândulas responsáveis pela produção de gordura e de fluídos que ajudam a nutrir e a manter a córnea saudável.

Mas, porque é que é preciso limpar minhas pálpebras? Porque a falta de higiene ou a acumulação de impurezas nas pálpebras pode levar ao desenvolvimento da blefarite, uma inflamação crónica nessa parte do corpo.

Segundo a oftalmologista Tatiana Nahas, além da falta de limpeza, a blefarite costuma surgir com mais frequência em pessoas com a pele muito branca, assim como naquelas que são atópicas (alérgicas), que apresentam dermatite seborreica, rosácea, síndrome do olho seco, terçolho, conjuntivite, entre outros.

Como limpar suas pálpebras

A higiene regular é a parte mais importante do tratamento da blefarite e a melhor maneira de prevenir o problema. Os objetivos da limpeza são aliviar o incómodo, limpar a secreção oleosa e desobstruir as glândulas responsáveis pela lubrificação dos olhos, que possam estar entupidas.

Quem apresenta o problema deve ter uma rotina diária de limpeza que consiste de três etapas: aquecimento, massagem e limpeza.

Limpeza em 3 passos:

1. Aqueça: O aquecimento com compressa morna serve para amolecer as secreções endurecidas, evitando que a pele fique magoada. O ideal é manter a compressa nas pálpebras por cerca de 5 minutos.

2. Massage: O próximo passo é massajar as pálpebras com o dedo indicador – levemente, claro – de fora para dentro e paralelamente à volta da pálpebra, onde ficam as pestanas. Traga os dedos das sobrancelhas em direção às pestanas superiores. Na pálpebra inferior, massaje trazendo o dedo em direção aos cílios, sempre com os olhos fechados. A ideia é expulsar as secreções gordurosas das glândulas, após terem sido aquecidas. Repita a massagem em ambas as pálpebras por 10 vezes.

3. Limpe: Por fim, limpe a borda das pálpebras de forma suave com uma compressa feita de gaze.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório