Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Poluição pode travar efeitos benéficos da caminhada

Estudo recentemente publicado na revista The Lancet vem apontar novamente o dedo para os elevados níveis de poluição ambiental e para o impacto que isso tem na saúde... até mesmo dos mais ativos.

Poluição pode travar efeitos benéficos da caminhada
Notícias ao Minuto

23:35 - 08/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A caminhada é uma das melhores aliadas da boa saúde, mas, segundo um recente estudo, caminhar ao ar livre numa cidade poluída ou não caminhar de todo vai dar quase ao mesmo.

De acordo com a investigação, publicada na The Lancet, o sítio onde se caminha diz muito sobre o impacto que a atividade tem na saúde, sempre que a poluição ambiental de determinadas regiões é capaz de aniquilar quase por completo os benefícios da caminhada em idosos.

Para o estudo, conta a Time, foram analisadas 119 pessoas com mais de 60 anos, sendo que 40 eram saudáveis, 40 tinham a doença pulmonar obstrutiva crónica e 39 a doença do coração isquémico.

Os participantes foram desafiados para caminhar durante oito semanas ora pela Oxford Street, ora pelo Hyde Park, ambos em Londres (sendo que o primeiro destino apresenta um trânsito caótico e o segundo é mais reservado).

Depois de analisarem os níveis de poluição de cada um dos locais e ainda a qualidade de saúde dos participantes antes, durante e depois do período de teste, os cientistas notaram que a qualidade do ar é determinante para os benefícios da caminhada e isto independentemente do estado de saúde da pessoa, uma vez que todos os que caminharam na zona menos poluída )o Gyden Park) apresentaram melhorias de saúde.

Contudo, diz o estudo que os participantes com problemas de saúde apresentaram um agravamento das suas condições - dificuldade em respirar e endurecimento das artérias - ao caminhar na zona mais poluída.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório