Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Diga 'adeus' à manteiga. Está na hora de apostar no ghee

Presente no dia a dia dos portugueses, a manteiga é um dos alimentos que mais contribui para o ganho de peso e para a acumulação de gordura. Mas temos boas notícias: há uma manteiga bem mais saudável que deve experimentar.

Diga 'adeus' à manteiga. Está na hora de apostar no ghee
Notícias ao Minuto

10:00 - 07/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Chama-se ghee, é feito com manteiga, mas não é manteiga. Tem um tom amarelado, mas carece de grande parte do teor de gordura da manteiga tradicional. E é aqui que ganha esta manteiga clarificada.

O ghee é um alimento comum na Índia e a sua preparação é bem mais simples do que pode parecer: basta ferver a manteiga sem sal que se usa diariamente e retirar as 'impurezas' da manteiga que se vão soltando, deixando esta 'nova' manteiga mais pura. Esta 'nova' manteiga é nada mais do que a gordura, isto é, o 'liquido dourado' - se bem que meio transparente - que sobra e que, depois de frio, ganha a textura natural da manteiga tal como a conhecemos.

Apesar de ser na mesma um alimento com alto teor de gordura (pois, afinal, não deixa de ser manteiga), o ghee apresenta ainda menores teores de lactose e proteína do leite (caseína), passando a ser uma opção mais tolerável para algumas pessoas. Além disso, contém vitamina A, D e E e, destaca o The Washington Post, vários estudos têm revelado que o consumo de ghee não aumenta o colesterol, uma vez que esta manteiga é composta por ácidos gordos de cadeia média e não por ácidos gordos de cadeia rápida, conhecidos por comprometer a saúde do coração.

De acordo com a publicação, o ghee pode ser usado tal e qual a manteiga, seja para barrar no pão, para confecionar bolos, para grelhar vegetais, etc.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório