Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dicas para começar uma alimentação saudável num abrir e fechar de olhos

Passar a seguir um regime alimentar amigo da boa saúde é mais fácil do que parece. O segredo está num bom arranque... e tem aqui tudo o que precisa para que isso aconteça.

Dicas para começar uma alimentação saudável num abrir e fechar de olhos
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Comer de forma saudável é muito mais do que fazer dieta, é escolher os alimentos que prometem dar mais saúde, é adotar todo um novo estilo de vida e é encontrar uma nova forma de estar.

A alimentação saudável não é de todo aborrecida e nem tão pouco tem de ser um sacrifício. Pode, porém, ser um processo complexo logo ao início, mas o segredo do sucesso está na forma como se arranca nesta nova fase da vida.

Para se começar uma alimentação saudável num abrir e fechar de olhos e conseguir mantê-la a longo prazo é preciso, em primeiro lugar, educar novamente o organismo. Para tal, escreve a revista norte-americana Women's Health, nada como começar a fazer várias pequenas refeições ao longo do dia, habituando gradualmente o organismo aos novos alimentos. O ideal, destaca um estudo publicado na revista científica Journal of Academy of Nutrition, é fazer no mínimo três refeições mais dois snacks por dia.

Se a frequência com que se come é fundamental no início de uma alimentação saudável, aquilo que se come é também um aspeto a ter em conta. Deste modo, deve-se combinar sempre os hidratos de carbono ora com proteína, ora com gorduras é outro aspeto a ter em conta, uma vez que ambas as combinações são as que fornecem mais energia e prometem uma maior saciedade, além disso, permitem incluir no prato várias opções, não existindo espaço para possíveis restrições (que são, muitas vezes, as culpadas pelo insucesso).

E se torceu o nariz quando leu gordura, temos uma boa notícia para lhe dar: as gorduras são amigas. Tal como lhe explicámos aqui e aqui, o consumo de gorduras não só promove a perda de peso, como pode mesmo prevenir a morte precoce. O consumo de frutas e vegetais deve ser também reforçado, mais não seja sob a forma de smoothie ou sumo matinal, um hábito que se pode começar por adquirir nesta nova fase. Já o consumo de carne deve ser moderado, podendo existir um dia totalmente vegetariano por semana.

Perder o hábito de saltar o pequeno-almoço é um dos aspetos mais importantes para se ser saudável e para se conseguir seguir uma alimentação saudável numa abrir e fechar de olhos. Além disso, é uma das melhores formas de combater a obesidade e excesso de peso.

E por falar em hábitos, jamais se deve comer de pé ou em frente à televisão. Para que a alimentação seja saudável, esta deve ser também consciente e para consegui-lo é preciso centrar todas as atenções na refeição, algo que apenas se consegue quando se está devidamente sentado na mesa.

Aprender a resistir ao açúcar e aos alimentos açucarados é também fundamental quando se está a começar a seguir uma alimentação saudável. No caso do café, não faltam alternativas ao açúcar e nenhuma delas é um adoçante químico. Se pretende deixar de consumir sumos e refrigerantes, eis os passos a seguir.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório