Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Não fuja das gorduras. Estas são das boas e não engordam

O consumo de gorduras saudáveis não só é benéfico para a saúde, como pode mesmo contribuir para um maior controlo do peso.

Não fuja das gorduras. Estas são das boas e não engordam
Notícias ao Minuto

11:15 - 29/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Se pensa que a gordura é má, temos uma boa notícia para lhe dar: não só não é má, como até é mesmo melhor do que os hidratos de carbono.

Um recente estudo levado a cabo no Canadá revela que as pessoas que seguem uma dieta rica em hidratos de carbono correm um maior risco de problemas de saúde e consequente morte do que as que apostam nas gorduras.

Apesar de os cientistas não terem encontrado uma ligação entre o consumo de gordura e o risco de morte, a verdade é que isso não pode servir de luz verde para se comer fritos atrás de fritos ou gorduras de forma desmedida. Como uma boa alimentação pede, a moderação deve ser sempre a palavra de ordem... a não ser que se aposte em gorduras boas que não só beneficiam a saúde, como também prometem contribuir para um maior controlo do peso.

Os ovos, por exemplo, são uma das fontes de gordura mais saudáveis e que devem ser incluídas na alimentação com frequência. Com cerca de 80 calorias por unidade e um vasto leque de vitaminas, minerais e ácidos gordos, os ovos devem ser consumidos depois de cozidos, escalfados, mexidos ou estrelados sem óleo (usando-se um fio de azeite ou uma frigideira anti-aderente). E sim, podemos comer tantos ovos quantos quisermos, salvo, claro, uma recomendação médica em sentido contrário.

Ainda no leque de proteínas animais, o Deporte y Vida do jornal As destaca a sardinha, rica em ómega 3 e cálcio.

Visto por muitos como o menino bonito da alimentação atual, o abacate é uma outra gordura saudável que deve ser incluída com regularidade na alimentação, não só por ser um dos alimentos que mais promove a saciedade, mas também por fornecer vitamina A, C, D, E e K e, por isso, favorecer a saúde do coração. Também em voga nos dias de hoje, os frutos secos são outro tipo de gordura aliada, favorecendo a saciedade e o bom funcionamento cognitivo.

Comum na confeção dos pratos tradicionalmente portugueses, o azeite é outro alimento 'gorduroso' que faz bem à saúde, diz o site, que coloca ainda na sua lista o chocolate negro. Quando é composto com mais de 70% de cacau, esta guloseima assume-se como uma das mais amigas da boa saúde e satisfação, além disso, tem um sem fim de antioxidantes aliados.

Como já lhe tínhamos contado aqui, a manteiga pode não ser tão má quanto pensamos. Apesar de continuar a ser uma fonte nata de gordura - e nem toda saudável - o seu consumo pode trazer alguns benefícios para a saúde, não fosse este alimento uma fonte de vitaminas A e D.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório