Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O que comer para combater as primeiras constipações

Muito frio de manhã, calor à tarde e novamente frio à noite. Já começa a sentir os efeitos das oscilações de temperatura do outono? Então está na hora de proteger-se... à mesa.

O que comer para combater as primeiras constipações
Notícias ao Minuto

08:35 - 28/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O outono ainda agora chegou e já está a fazer 'estragos'. As temperaturas de verão que se sentem ao longo do dia em nada coincidem com o frio da manhã e da noite e os primeiros pingos no nariz e espirros começam já a aparecer.

Apostar numa alimentação sazonal é das formas mais eficazes de fazer frente às primeiras constipações de outono e tudo começa, claro, com um reforço na ingestão de frutas e vegetais da época. Do dióspiro à abóbora, passando pela romã e pela castanha, são vários os alimentos sazonais que fornecem ao organismo o trio de nutrientes que o deixam protegido: vitamina C, zinco e selénio.

No que diz respeito aos nutrientes, a vitamina D é também uma das melhores apostas para esta época. Apesar de não conseguir proteger, por si só, a pessoa de uma gripe, esta vitamina tem o poder de deixar o sistema imunitário mais reforçado e, por isso, atenuar as consequências da constipação. E o que comer? Cogumelos, peixes gordos e cereais fortificados, por exemplo.

Mas há mais alimentos a considerar: o alho, a cebola, a canja de galinha (sim, as nossas avós sempre tiveram razão) e os cereais integrais são outras alternativas certeiras para criar uma espécie de escudo protetor contra as constipações de outono, diz o site Today, que destaca a importância do trigo-sarreceno, arroz castanho e aveia na hora de fortalecer o sistema imunitário. Uma vez que o nosso organismo beneficia (e muito) dos ácidos gordos ómega 3, também os frutos secos e as sementes de cânhamo são excelentes alternativas para as próximas semanas.

Por ajudarem a reduzir a intensidade e a duração das constipações, tanto os probiótocos como os alimentos ricos em flavonoides (chá, frutos vermelhos, chocolate negro) são importantes nesta época do ano, diz a publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório