Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Semana da Moda de Nova Iorque arranca com quatro designers portugueses

As criações dos 'designers' portugueses Katty Xiomara, Miguel Vieira, Luís Buchinho, Carla Pontes e as marcas Pé de Chumbo, Babash e Marita Moreno vão estar na Semana da Moda de Nova Iorque, que arranca hoje.

Semana da Moda de Nova Iorque arranca com quatro designers portugueses
Notícias ao Minuto

06:20 - 07/09/17 por Lusa

Lifestyle 7 de setembro

Precisamente um ano depois de o Portugal Fashion (PF), projeto de promoção de moda portuguesa a nível nacional e internacional, ter participado na Semana da Moda de Nova Iorque, evento ao qual regressou após um interregno de 15 anos, o PF leva agora à cidade norte-americana um conjunto de criadores e de marcas nacionais, que vão estar presentes entre os desfiles da Semana da Moda de Nova Iorque e na Edit New York, que decorre entre os dias 17 e 19 de setembro.

Por seu lado, a marca portuense de sapatos e acessórios Marita Moreno vai estar presente na semana de moda nova-iorquina, e a coleção outono-inverno é apresentada na sexta-feira, na Flying Solo, espaço na West Broadway que integra o calendário de eventos do evento.

A responsável da marca, Marita Setas Ferro, admitiu que as vendas da coleção primavera-verão 2017 na Flying Solo "foram positivas" e que o próximo passo seria aumentar os pontos de venda em Nova Iorque, lê-se num comunicado de imprensa citado pelo sítio Fashion Network.

Nos dias 11 e 12 de setembro vão desfilar, por seu turno, as coleções primavera/verão 2018 dos 'designers' Katty Xiomara e Miguel Vieira, respetivamente, aos quais se juntam mostras estáticas de criações dos 'designers' Luís Buchinho e Carla Pontes, bem como das marcas Pé de Chumbo e Babash, estas últimas apoiadas pelo "Next Step", braço comercial do PF.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Adelino Costa Matos, que apoia a moda portuguesa através do PF, disse que "a New York Fashion Week assume uma importância dupla".

"Não só marca o início da temporada de apresentações das coleções primavera/verão 2018 no circuito de semanas de moda femininas, como também vem reafirmar a presença do Portugal Fashion no mercado norte-americano", declara Adelino Costa Matos, recordando que a terceira participação consecutiva do Portugal Fashion no evento representa uma "vitória" para o projeto e uma "oportunidade para levar a etiqueta 'made in' Portugal a uma das mais mediáticas e fervilhantes capitais mundiais da moda".

Questionado pela Lusa sobre como estão a correr as vendas da moda portuguesa além-fronteiras com as ações promocionais em Nova Iorque, Londres, Milão ou Paris, aquele responsável conta que o 'feedback' recebido por parte de criadores é "muito positivo" e acrescenta que já conseguem "retirar dividendos" em termos de contactos comerciais e de posicionamento internacional.

"Na génese da nossa aposta nas grandes capitais da moda - Nova Iorque, Paris, Milão e Londres - está precisamente o facto de o impacto das ações neles realizadas ser global e não local. E com Nova Iorque é isso mesmo que está a acontecer neste momento. A Katty Xiomara, por exemplo, tem vindo a conquistar pontos de venda em vários estados dos EUA, como Florida, Nova Iorque, Illinois, Carolina do Norte, mas é também a partir dos EUA que tem recebido encomendas de mercados como China, México ou República Dominicana", adiantou.

O PF está atualmente a desenhar a estratégia do próximo projeto, referente ao período 2017-2019 e o objetivo é "consolidar a aposta num roteiro internacional centrado nas principais semanas de moda e na integração das respetivas Semanas de Moda femininas e masculinas", revelou Adelino Costa Matos.

O PF é um projeto português que tem o objetivo de dar visibilidade, a nível nacional e internacional, ao setor têxtil e vestuário no capítulo da moda e que é promovido pela ANJE, em colaboração com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Na página da Internet do Portugal 2020, na lista de operações aprovadas reportadas a 30 de novembro de 2016, pode ler-se que o PF teve um fundo total aprovado de oito milhões de euros, para o triénio 2015/2017, para "desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as Pequenas e Médias Empresas, "especialmente no que respeita à internacionalização".

A New York Fashion Week termina na próxima quarta-feira, com uma média de 30 a 50 desfiles por dia, onde vão desfilar criações de cantora Rihanna ou de Victoria Beckham, e marcas como Mickael Kors, Alexander Wang, Jill Stuart, Calvin Klein, Desigual, Banana Republic + Olivia Palermo, Eva Longoria Collection, entre muitas outras.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório