Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cinco dicas para potenciar a ação dos cremes hidratantes

E o melhor, os truques são bem fáceis.

Cinco dicas para potenciar a ação dos cremes hidratantes
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Provavelmente já sabe de cor a sua rotina de cuidados com a pele, mas às vezes, a desidratação pode chegar — trazendo também a descamação e a vermelhidão.

Para evitar isso, consultamos três dermatologistas que nos revelaram algumas dicas fáceis para potenciar ao máximo o poder de hidratação dos cremes e séruns.

“Antes de qualquer dica com relação à hidratação, é interessante observar que antes da aplicação de qualquer creme, a pele deve ser previamente limpa com sabonetes com extratos naturais e tónicos adequados ao tipo de pele. A pele suja e com impurezas dificulta a ação hidratante dos cremes”, afirma Dr. Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo.

Confira as dicas:

1- Massage!

“Quanto mais fricção houver, do hidratante no contacto com a pele, maior é a sua penetração”, conta a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Então, para otimizar o uso do creme e a sua absorção é necessário fazer movimentos circulares massajando, porque a pele é impermeável, ela serve de proteção para o nosso organismo. Tudo o que se aplica sobre a pele tem pouca penetração, portanto quanto mais fricção e massagem houver, maior será o aproveitamento do produto”, completa.

2- Esfolie!

Pelo menos uma vez por semana, os esfoliantes devem ser usados. “Eles ajudam a retirar as células mortas e facilitam a penetração dos ativos presentes nos cremes. Ao esfoliar, removemos o estrato córneo, retirando células mortas e detritos, sebo e resíduos que muitas vezes ficam mais 'colados' à superfície cutânea”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da SBD. “O esfoliante vai fazer a renovação do estrato córneo e vai deixar essa pele mais fina e macia, mais receptiva para uma hidratação”, acrescenta a médica.

3- Aplique o creme depois do banho!

O melhor período para aproveitar ao máximo o efeito de um hidratante é após o banho. “Com a pele húmida, os poros têm maior capacidade de absorver os agentes ativos do produto”, afirma o Dr. Jardis Volpe. Mas em relação aos banhos, é preciso fazer um alerta: deve-se evitar banhos muito quentes para não desidratar mais a pele e perder o efeito hidratante dos cosméticos.

4- Fique atento aos rótulos: escolha os produtos com nanotecnologia!

Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem uma maior permeabilidade, já que a pele absorve mais. “Com a nanotecnologia, temos a certeza de que o que está a ser usado na pele não se fica pela superfície, sem promover nenhum efeito de regeneração”, afirma o Dr. Jardis Volpe. 

5- Abuse das máscaras!

As máscaras hidratantes podem ser usadas uma vez por semana. “Numa máscara hidratante, a alta concentração dos princípios ativos é superior ao que acontece nos cremes de uso diário. Além de penetrar mais eficientemente na pele e, com isso, poder promover retenção hídrica, devolve a humidade natural da pele e melhora a função de barreira. Isso potencia a ação de hidratação”, afirma o Dr Jardis Volpe.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório