Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quanto mais velho fica, pior lhe cai o álcool. Estes são os motivos

Até pode nunca ter desejado tanto um copo de vinho ou um cocktail como hoje em dia, mas se antes o corpo aceitava, agora rejeita. A culpa é da idade.

Quanto mais velho fica, pior lhe cai o álcool. Estes são os motivos
Notícias ao Minuto

14:44 - 04/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

O efeito até é o mesmo, mas aos 40 ou aos 50 anos o seu corpo já não aceita tão bem o álcool como aceitava quando estava na casa dos 20.

Os especialistas têm uma explicação: a partir de certas idades alguns fatores fisiológicos podem contribuir para que a sensação tóxica do álcool se prolongue no tempo e que até cheguemos a sentir que as bebedeiras, e especialmente as ressacas, são piores.

O Buena Vida do El País revela que, segundo a ciência, esta sensação pode depender das seguintes mudanças que ocorrem com o avançar da idade:

O organismo vai perdendo água à medida que envelhecemos e, por isso, o álcool tem menos possibilidade de se diluir, fazendo com que soframos mais com os seus efeitos. Portanto, uma pequena porção de álcool que antes conseguíamos tolerar, agora pode ser tóxica.

Todo o metabolismo fica mais lento e a própria função hepática também se altera. Como o fígado demora mais a purificar o sangue e a eliminar o álcool, ele fica mais tempo no corpo, agravando a sensação de ressaca.

Tendencialmente, os problemas digestivos também são mais comuns em pessoas mais velhas. O álcool não é nada amigo das pessoas que sofrem de problemas de estômago. Quando o estômago está inflamado, o álcool cai-nos pior.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório