Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Intoxicação alimentar: Eis os grandes erros que comete na cozinha

A intoxicação alimentar acontece quando consumimos comida contaminada com bactérias, como salmonella ou E. coli.

Intoxicação alimentar: Eis os grandes erros que comete na cozinha
Notícias ao Minuto

19:21 - 05/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Higiene na Cozinha

Os sintomas de intoxicação alimentar geralmente incluem indisposição, vómitos, diarreia e/ou dores de estômago. Podem surgir várias horas após ter comido algo contaminado com bactérias.

Normalmente os sintomas passam ao fim de dois dias, mas se continuarem e não melhorarem após esses dias deve consultar um médico. Mas, afinal, como é que a comida ficou infetada com bactérias? Pode não querer admitir, mas provavelmente a culpa é sua.

Os especialistas da Royal Society for Public Health britânica revelou ao Express quais são os principais grandes erros que se cometem na cozinha e que podem estar por trás dos casos de intoxicação alimentar.

O mais comum é não lavar bem as mãos antes, durante e após o manuseamento dos alimentos. Outro muito comum é achar que se a comida não cheira mal, só pode estar boa. Saiba que as bactérias mais perigosas são muitas vezes aquelas que não afetam o sabor, a aparência, o cheiro ou a textura dos alimentos.

Só usar uma pinça ou tenaz para o churrasco, mesmo estando a cozinhar peixe e carne e ora a pegar em carne crua, ora em carne cozinhada. Evite esta contaminação cruzada, seja em churrasco ou nas outras receitas que prepara na cozinha.

Esquecer-se de separar a carne cozinhada da crua – o mesmo aplica-se ao peixe. Esta é a causa mais comum de intoxicação alimentar. Seja na grelha, no tacho, numa travessa ou até no frigorífico, nunca se juntam (mesmo que só estejam encostadas) carnes e peixes cozinhados com carnes e peixes crus.

Lavar a carne de frango crua. Tanto a bactéria campylobacter (encontrada em cerca de metade da carne de frango comprada em supermercado) como a salmonella são destruídas quando o frango é bem cozido, mas podem espalhar-se por toda a sua cozinha quando lava a carne crua. Por sua vez, os vestígios destas bactérias ficam nas superfícies da cozinha e podem contaminar as suas mãos e outras comidas que manuseia naquelas zonas.

Reutilizar panos que não estão lavados. Tem um pano lá em casa que usa para limpar tudo na cozinha e costuma passa-lo por água, deixá-lo a secar e usar vezes sem conta até que finalmente o faz chegar à máquina de lavar a roupa? O pano pode estar seco, mas não está bem lavado e desinfetado, o que significa que anda a espalhar bactérias pela sua cozinha cada vez que o utiliza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório