Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Sete mudanças na dieta que deve fazer no outono

O outono já chegou, o frio durante a noite também e as folhas até já estão a mudar de cor e no entanto continua a comer o mesmo que comeu durante o verão? Está na altura de mudar.

Sete mudanças na dieta que deve fazer no outono
Notícias ao Minuto

13:01 - 06/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação

Além de “os nossos órgãos internos responderem de formas muito específicas à mudança do tempo”, como destaca a nutricionista Debbie Steinbock, o nosso corpo “funciona melhor quando come alimentos apropriados à estação” - devido à maior riqueza em nutrientes.

Por isso, revela à revista Prevention as mudanças na dieta que o seu corpo pede que faça assim que o outono chega (e que deve manter nos meses frios):

1. Aposte nos estufados. Se tiver uma ‘slow cooker’ ou uma panela de ferro (ou que possa ir ao forno), aposte na preparação lenta dos seus vegetais e carne para ter um sabor mais profundo e reconfortante ao mesmo tempo que consegue uma carne mais suave e uma refeição cheia de nutrientes.

2. Troque os cereais de pequeno-almoço pela aveia. Grãos integrais como a aveia ajudam a baixar os níveis açúcar no sangue e promovem uma saciedade mais duradoura do que os típicos cereais de pequeno-almoço.

3. Coma feijão. Os feijões são reconfortantes, fibrosos e uma ótima fonte de proteína. Os feijões maiores, que demoram mais tempo a cozer, encaixam muito bem nos dias mais frios. Deixe-os de molho durante a noite e coza-os durante umas horas no dia seguinte.

4. Aposte nos ‘alimentos da terra’. Batata, nabo, cenoura, abóbora, beringela ou curgete são alimentos da estação que vão trazer muita cor, muito sabor e muitos nutrientes às suas refeições.

5. Cozinhe com gordura. Gorduras como o azeite, óleo de sésamo ou de coco enriquecem o sabor dos produtos frescos do outono. Além disso fazem com que as vitaminas A, E e K, presentes na batata doce, na abóbora, nos brócolos, e nos alimentos de folhas verdes sejam maus fáceis de absorver.

6. Aproveite os citrinos. Laranjas, clementinas, toranjas ou tangerinas são conhecidas como a fonte de vitamina C por excelência e são ótimas durante esta estação. Além de serem uma ótima forma de prevenção das gripes e constipações.

7. Não se esqueça das especiarias, nem do picante. Especiarias como cominho, erva-doce, canela, noz-moscada ou gengibre acrescentam um pouco de ‘calor’ às suas refeições, e ainda ajudam a digestão. A pimenta e o picante também são bem-vindos, mas depende do seu gosto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório