Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Já reparou no que faz após apertar a mão a alguém?

Estudo levado a cabo em Israel revela que as pessoas têm um ‘hábito’ inconsciente depois de apertarem a mão de outra pessoa.

Já reparou no que faz após apertar a mão a alguém?
Notícias ao Minuto

14:22 - 15/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

É um dos cumprimentos mais universais, mas também dos que inconscientemente dá continuidade a uma linha muito estreita que liga os seres humanos e os animais: usar o odor como identificação.

Segundo um estudo do Instituto de Ciência Weizmann, em Rehovot, Isreal, as pessoas têm o hábito de cheirar a própria mão depois de darem um ‘passou-bem’ a outra pessoa, um ato inconsciente mas que, dizem os investigadores, é uma forma de transmitir informações vitais, lê-se na New Scientist.

Para o estudo, os investigadores filmaram secretamente 153 voluntários enquanto estavam a cumprimentar alguém, fosse ou não com um aperto de mão e, rapidamente, foi notório um mecanismo comum.

“Comecei a olhar para as pessoas e notei que depois [do cumprimento], a mão, de alguma forma, era levada inadvertidamente ao rosto”, mais concretamente ao nariz, disse Noam Sobel, líder do estudo.

E não é só o hábito de cheirar a mão que é curioso, o número de vezes e como que tal acontece também é surpreendente. Diz a investigação, publicada na revista eLife, que as pessoas tendem a cheirar a mão mais do que uma vez depois de cumprimentarem alguém e que este ‘ato inconsciente’ é mais frequente quando se dá um ‘passou-bem’ a uma pessoa do mesmo género.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório