Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

O que um Big Mac faz ao corpo em apenas uma hora

Depois do impacto da Coca-Cola no organismo, surge agora a revelação do que acontece ao corpo apenas uma hora depois de se comer um Big Mac.

Notícias ao Minuto

16:04 - 22/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

O site Fast Food Menu Price criou uma infografia que promete mudar a forma como as pessoas olham (e desejam) um Big Mac, tal como a ilustração do Truth Theory fez com a Coca-Cola. E isto porque é revelado que acontece ao corpo apenas uma hora depois de se comer este tipo de hambúrguer, que contém nada mais, nada menos do que 540 calorias.

Nos primeiros 10 minutos, o cérebro começa a preferir alimentos ricos em calorias, uma vez que a quantidade de açúcar no sangue sobe para níveis anormais e a sensação de prazer é quase plena – devo à libertação da hormona dopamina, responsável pela sensação de recompensa. Este primeiro efeito do BigMac assemelha-se ao que acontece após o consumo de cocaína.

Nos 20 minutos seguintes, as quantidades exageradas de frutose – presente no xarope de milho usado na confeção – e sódio (cerca de 970 miligramas por unidade) existentes no hambúrguer faz com que o corpo queira mais destes dois nutrientes que, por si só, são já viciantes.

Meia hora depois de comer o hambúrguer, o sódio começa a ‘atacar’ o corpo, que fica desidratado e deixa o cérebro incapaz de distinguir entre fome e sede – o que faz com que se ataquem as batatas fritas ou até mesmo outra dose. Além disso, os rins começam a sentir dificuldade em expulsar o sal e, por isso, o coração começa a bombear com mais intensidade, levando maiores quantidades de sangue para as veias, o que causa pressão arterial alta.

Cerca de 40 minutos depois da ingestão, os níveis de açúcar no sangue ficam descontrolados e o corpo apenas consegue ‘pensar’ em repetir o hambúrguer, ou qualquer outro alimento que se enquadre em fast food. A sensação de fome tende a aumentar.

E passada uma hora do consumo, começa o árduo e longo processo de digestão, que pode demorar mais do que três dias devido à elevada quantidade de gordura presente. De acordo com a infografia, as gorduras trans presentes no hambúrguer (cerca de 1,5 gramas) demoram cerca de 51 dias a serem digeridas, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos, principalmente quando esta refeição é repetida algumas várias vezes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório