Os especialistas defendem que desde a tecnologia aos hábitos alimentares e eventualmente a própria vida moderna estão a prejudicar os nossos cérebros, fragmentando a ligação entre os nossos neurónios e fazendo com que fiquemos mais lentos e menos capazes de ter ideias originais.
Como destaca o Telegraph, na última década os dados indicam que as classificações de QI têm entrado em declínio. O mesmo site reuniu algumas coisas que podem estar a arruinar o seu QI.
1. Comer gorduras saturadas. Estudos demonstram que as dietas ricas em gordura não saudável danificam a flexibilidade cognitiva, atrasam os tempos de reação, danificam a memória e promovem os sentimentos de depressão.
2. Multitasking. O neurocientista do Instituto de Tenologia de Massachusetts diz que “o cérebro não está ligado ao multitasking. Quando as pessoas pensam que estão a fazer várias coisas ao mesmo tempo, estão apenas a alternar a atenção de uma tarefa para a outra muito rapidamente e cada vez que o fazem, há um custo cognitivo”. Ou seja, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo estamos a cansar o cérebro mais rapidamente.
3. Ir ao Google. Ter informação ilimitada 24/7, no trabalho, em casa e em movimento, é tanto uma bênção como uma maldição para o nosso cérebro. Ter a possibilidade de não ter de decorar números de telefone, moradas ou datas de aniversário significa que já não dependemos da nossa memória. Fazendo com que deixemos de a exercitar.
4. Dormir pouco ou mal. Estudos apontam que além dos efeitos que dormir mal pode ter no dia seguinte, se a situação for frequente, pode ainda ter efeitos na saúde a longo prazo, incluindo um impacto negativo no seu comportamento e funcionamento cognitivo.