Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nove alimentos que costuma ter em casa sem saber que podem matar

Isto se não tiver cuidado, claro!

Nove alimentos que costuma ter em casa sem saber que podem matar
Notícias ao Minuto

22:31 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Ao deparar-se com qualquer um destes alimentos, pense duas vezes antes de comê-lo. O que vem a seguir pode ser uma situação inesperada e pouco simpática, ou até mesmo fatal, alerta Angela White, consultora de segurança alimentar, ao jornal Mirror. 

Confira a lista abaixo:

Leia Também: Estará mesmo a fazer tudo bem? Quatro erros comuns no consumo de fruta

1- Folhas de ruibarbo

Evite as folhas, pois são venenosas. O seu consumo pode causar problemas respiratórios, convulsões, insuficiência renal e, em casos extremos, levar à morte. 

2- Feijão vermelho

Se o feijão for enlatado, nada tema. Pode comer à vontade. Caso contrário, deixe-o de molho antes de cozinhar, pois contém lectinas, proteínas presentes nas leguminosas e que podem tornar-se tóxicas se ingeridas em excesso. 

3- Batata

Se a batata estiver verde não a coma. A toxina verde pode estar na origem de desconforto gastrointestinal. Pode ainda provocar coma ou morte nas 24 horas seguintes a comê-la. 

4- Caroços de cereja

As sementes de cereja, que se encontram dentro dos caroços, contêm cianeto, que é venenoso.

5- Castanha-de-caju

A casca destas castanhas são mortais devido à camada de ácido anacárdico que, além de tóxico, é corrosivo. Pode queimar a pele e provocar dores de estômago. Quando está crua, a castanha-de-caju contém urushiol, uma substância oleosa que quando entra em contacto com um humano causa alergia cutânea que se manifesta sob a forma de comichão. Se for consumida em grandes quantidades, pode ser fatal.

Leia Também: Pedimos a uma médica para reagir ao vídeo polémico de Alice Santos

6- Atum cru

De certeza que já ouviu falar sobre os perigos do envenenamento por mercúrio, principalmente em crianças e grávidas. É por isso que deve ter cuidado. Ao ingerir atum cru, a pressão pode disparar e está em risco de sintomas potencialmente fatais. 

7- Mel

Quando não é pasteurizado adequadamente, este doce pode conter uma toxina venenosa conhecida como alcalóide pirrolizidínico que pode causar dores de cabeça, tonturas, fraqueza, vómitos ou até mesmo provocar a morte.

8- Fugu

Mais venenoso que cianeto, o fugu é uma iguaria japonesa muito perigosa. Aliás, os chefs que trabalham com estes peixe costumam treinar durante, pelo menos, dois anos e devem possuir uma licença especial para cozinhá-lo. A morte é rápida e violenta.

9- Amêndoas

Dificuldades respiratórias ou mesmo a morte. Estas são algumas das consequências do consumo de amêndoas amargas, que contêm vestígios de ácido cianídrico, também designado de ácido prússico.

Leia Também: O sumo que ajuda a 'soltar' o intestino (só leva quatro ingredientes)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório