Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro benefícios para a saúde de ter um cão (comprovados pela ciência)

Amor incondicional, companheirismo e entretenimento constante. A maioria de nós sabe que a vida é melhor com um cão, mas esse conhecimento baseia-se somente num sentimento ou há algo mais? Há: ciência.

Quatro benefícios para a saúde de ter um cão (comprovados pela ciência)
Notícias ao Minuto

21:00 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Passar tempo com os nossos companheiros caninos faz maravilhas para o bem-estar. Pesquisas recentes revelam que ter um cão é bom física e emocionalmente. Os cães tornam-nos mais felizes, mais saudáveis, e ajudam-nos a lidar melhor com possíveis momentos de crise, reporta um artigo publicado no site American Kennel Club. 

Eis, quatro benefícios para a saúde do ser humano associados a ter um patudo:

1. Os cães fazem-nos sentir menos sozinhos

Os cães estão lá quando a família ou amigos não podem. Oferecem amor incondicional, apoio emocional e carinhos constantes que ajudam a contrariar o isolamento social.

Um pequeno estudo australiano descobriu que ter um cão reduz a solidão. A pesquisa nacional de proprietários de animais de estimação e não-animais pelo Human Animal Bond Research Institute, apurou que 85% dos entrevistados acreditavam que a interação com animais de estimação reduz a solidão. A maioria concordou que as interações homem-animal podem ajudar a evitar o isolamento social.

2. Os cães fazem bem ao coração

Ter um cão pode ajudar a viver mais tempo. Uma revisão abrangente de estudos publicados entre 1950 e 2019 descobriu que os donos de cães apresentavam um menor risco de morte. Estudos sugerem que os proprietários destes animais têm níveis de pressão arterial mais baixos e melhores respostas ao stress. Mesmo apenas viver com um cão faz diferença, as pessoas que haviam experienciado eventos coronários anteriores registavam um nível ainda maior de redução de risco de morte prematura. A pesquisa concluiu que a ligação entre humanos e cães reduz o stress, que é uma das principais causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Os cães aliviam os sentimentos de stress e de ansiedade

O seu companheiro canino oferece conforto e ajuda a aliviar as preocupações. Múltiplos estudos mostram que os cães em geral e mais precisamente os cães de terapia contribuem para atenuar o stress e ansiedade. O ato de simplesmente acariciar um cão reduz a pressão arterial, frequência cardíaca, desacelera a respiração, e relaxa a tensão muscular. 

Cientistas da Universidade Estadual de Washington apuraram que apenas 10 minutos a acariciar um cão pode ter um impacto significativo. Os participantes da pesquisa apresentaram uma redução significativa nos índices de cortisol, uma das principais hormonas do stress. 

4. Os cães ajudam a ultrapassar momentos de crise e situações traumáticas

Os cães ajudam-nos a recuperar mentalmente de uma crise. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Purdue constatou que veteranos militares com TEPT melhoram fisiológica e psicologicamente quando têm um cão de serviço. Veteranos com um cão de serviço apresentaram significativamente menos sintomas de TEPT e mostraram uma habilidade superior de resiliência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório