Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Défice de vitamina D aumenta significativamente risco de Covid-19 grave

Cientistas afirmam que os homens são os mais afetados.

Défice de vitamina D aumenta significativamente risco de Covid-19 grave
Notícias ao Minuto

08:55 - 11/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um número crescente de estudos reportam que a vitamina D diminui a probabilidade de contrair Covid severa, de complicações futuras e inclusive o risco de morte associado à doença, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

E agora uma equipa de cientistas belgas é a mais recente a divulgar uma pesquisa que sugere que o défice dessa vitamina apresenta uma ligação nefasta com a incidência de casos graves de Covid-19, conforme explica um artigo publicado no portal BGR

Investigadores do instituto AZ Delta analisaram a relação entre o carência de vitamina D no organismo e a propensão de contrair Covid, sendo que o estudo foi aceite para publicação no American Journal of Clinical Pathology.

Para efeitos daquela pesquisa, os cientistas testaram os níveis de vitamina D de 186 pacientes com Covid-19 admitidos em hospitais e detetaram "uma associação clara" entre a falta da substância e a severidade da patologia. 

O estudo revelou ainda que a carência daquela vitamina e consequente gravidade da Covid-19 é mais impactante nos homens. 

Segundo os investigadores a vitamina D fortalece a densidade óssea e o sistema imunitário; impedindo igualmente uma reação exagerada da resposta imune no combate do vírus, o que por sua vez pode paradoxalmente debilitar a saúde do doente. 

Anteriormente, Anthony Fauci já havia afirmado que o défice da vitamina influência a incidência e desenvolvimento da doença, e que por isso recomendava o consumo de suplementos de vitamina D.

A exposição ao sol gera vitamina D, assim como determinados alimentos e suplementos à venda em farmácias e em para-farmácias. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório