Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19: Estudo diz que 80% dos doentes têm falta de vitamina D

Estudo espanhol revela que o défice desta vitamina foi registado sobretudo nos homens, comparativamente às mulheres, e está relacionada a sintomas mais severos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Covid-19: Estudo diz que 80% dos doentes têm falta de vitamina D
Notícias ao Minuto

18:22 - 28/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19 e vitamina D

A nova pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, e divulgada num artigo na revista Galileu, destaca que 80% de 216 doentes com Covid-19 internados no Hospital Universitário Marqués de Valdecilla, em Espanha, tinham falta de vitamina D no organismo. 

De acordo com o estudo, os homens apresentaram níveis mais reduzidos da substância. Os especialistas detetaram ainda que os indivíduos que registavam uma carência de vitamina D eram igualmente os que exibiam sintomas mais graves resultantes do SARS-CoV-2. 

Conforme explica a Galileu, a vitamina D gere a concentração de cálcio na corrente sanguínea e impacta no sistema imunológico, tendo a capacidade de proteger o corpo de infecções e vírus. Ou seja, o défice desta substância tem sido relacionado com múltiplas doenças e condições de saúde, inclusive a Covid-19.

"Uma abordagem é identificar e tratar o défice de vitamina D, especialmente em indivíduos de alto risco, como idosos, pacientes com comorbidades e residentes em lares, que são a principal população-alvo da Covid-19", afirmou o co-autor do estudo José L. Hernández, da Universidade de Cantabria em Santander.

Entretanto, os especialistas destacam a necessidade da realização de mais pesquisas para melhor entender a relação entre a falta de vitamina D e a Covid-19.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório