Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tinto Allgo Touriga Nacional de 2016 conquista 'Melhor Vinho do Dão'

O vinho Allgo tinto, Touriga Nacional, 2016, da CM Wines, é o vencedor absoluto da décima primeira edição do troféu "Melhor Vinho", promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), foi hoje anunciado.

Tinto Allgo Touriga Nacional de 2016 conquista 'Melhor Vinho do Dão'
Notícias ao Minuto

16:55 - 17/07/20 por Lusa

Lifestyle Vinhos

O concurso, que decorreu no Solar de Vinho do Dão, distinguiu ainda mais 41 referências de vinho naquela região demarcada, com medalhas de ouro, prata e platina.

Pela primeira vez em 11 anos, os prémios não foram distribuídos na habitual Gala, devido à necessidade de respeitar o distanciamento social imposto pelo combate à pandemia covid-19.

Este ano, o concurso foi presidido por Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor e jurado no Decanter Wine Awards desde 2011.

O painel de jurados reuniu 28 elementos, entre enólogos, 'sommeliers', críticos de vinhos de imprensa especializada e membros de empresas ligadas à distribuição de vinhos. Provaram 164 amostras de vinhos DOP Dão, provenientes de 45 produtores, mais 12 do que no ano anterior.

As amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: vinhos brancos, vinhos tintos, vinhos rosados, vinhos de castas (monovarietais) e espumantes naturais (brancos, tintos e rosados).

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, destaca que os jurados concluíram que os vinhos provados este ano eram de qualidade excecional.

"A região produz vinhos muito elegantes e equilibrados, que têm vindo a afirmar-se cada vez mais no panorama internacional", refere.

A empresa produtora do vinho vencedor do prémio principal, a CM Wines, pertence a José António Costa Marques, empresário na Alemanha que decidiu, em 2000, adquirir uma parcela de terra com dois hectares na zona de Silgueiros - Viseu, localidade dos seus antepassados, destinada a produzir vinhos de elevada qualidade.

Em 2004, fundou a empresa familiar CM Wines e, nos anos seguintes, foi aumentando a área de produção vinícola com a aquisição de diversas parcelas. Atualmente, a área de vinha estende-se por 12 hectares em cinco parcelas distintas e dois hectares de olival.

Para além do vencedor absoluto, o destaque vai também para os vinhos que conquistaram a medalha de platina: Abanico (Branco, 2018), O Abrigo da Passarela, Lda; Casa de Santar (Tinto, 2014), Sociedade Agrícola de Santar, S.A.; A Descoberta (Rosado, 2019), O Abrigo da Passarela, Lda.; e Adro da Sé (Branco, 2017), UDACA - União das Adegas Cooperativas do Dão, UCRL.

A lista dos restantes premiados pode ser consultada na página da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório