Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

INL vence concurso de ideias "saudáveis e sustentáveis" para aditivos

Um grupo de Investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia está a desenvolver iniciativas "saudáveis e sustentáveis" para aditivos alimentares, tendo sido distinguido pelo consórcio EIT Food do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, num concurso de empreendedorismo.

INL vence concurso de ideias "saudáveis e sustentáveis" para aditivos
Notícias ao Minuto

18:33 - 20/11/19 por Lusa

Lifestyle Alimentação Saudável

Em comunicado enviado à Lusa, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), sediado em Braga, explica que as equipas do Departamento de Ciências da Vida participaram nas iniciativas do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT na sigla em inglês) com a ideia de "procurar alternativas mais saudáveis e sustentáveis para aditivos alimentares"

Em particular, refere o texto, "para substituir a cor branca - fornecida pelo dióxido de titânio - por uma alternativa segura, natural e biodegradável".

Segundo explica INL, "o dióxido de titânio é amplamente utilizado na indústria alimentar, principalmente para a produção de produtos açucarados, tais como rebuçados ou pastilhas elásticas", sendo que "a aplicação deste aditivo tornou-se controversa e a França vai ser o primeiro país europeu a proibi-lo a partir de 2020".

O INL refere um "consenso generalizado quanto à necessidade de banir ou restringir significativamente o uso de dióxido de titânio", pelo que esta medida acabou por ser um "incentivo" para procurar alternativas mais saudáveis.

"A ideia dos Investigadores do INL foi premiada por estar em linha com as preocupações com a saúde expressas pelos organismos da União Europeia e com as necessidades da indústria alimentar", lê-se.

O instituto refere que "o próximo passo é o de explorar a ideia premiada, transformando-a numa startup capaz de levar um produto ao mercado".

De acordo com o EIT Food, os participantes desta iniciativa foram selecionados "com base na força da ideia empreendedora, no impact que tem no setor e no seu potencial de crescimento".

Aquela organização, criada pela Comissão Europeia, vai concentrar-se agora em ajudar a "abordar o mercado e fornecer as condições necessárias para construir um negócio sustentável".

"No âmbito da missão de dar resposta aos principais desafios da sociedade, apoia a aplicação concreta de tecnologias no mercado, nomeadamente através da promoção do espírito empreendedor dos seus investigadores, dando-lhes as condições necessárias para conseguirem transformar uma ideia científica num produto ou serviço", garante o INL.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório