Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Seis super dicas para acabar com cabelo oleoso (com direito a hair flip!)

Além de possíveis alterações hormonais, há outros fatores que colaboram para o estímulo das glândulas sebáceas de modo a que estas produzam mais oleosidade.

Seis super dicas para acabar com cabelo oleoso (com direito a hair flip!)
Notícias ao Minuto

07:08 - 18/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cabelo oleoso

A fabricação excessiva de sebo no couro cabeludo deixa os fios com um aspecto sujo e sem volume, tudo por conta da oleosidade. Tal, além de ser inestético, pode gerar complicações, como dermatite, caspa e queda capilar.

Além de possíveis alterações hormonais, há outros fatores que estimulam as glândulas sebáceas de modo a que estas produzam uma maior oleosidade.

Por isso o site UOL divulgou seis mandamentos para acabar de vez com o cabelo oleoso. 

1. Mantenha os fios limpos

A rotina de higiene é importante. Há quem lave poucas vezes ou cabelo ou quem ou aposte na limpeza diária. O facto é que ambas as opções podem incentivar a oleosidade. O mais indicado é lavar o cabelo em dias alternados.

2. Diga adeus ao banho quente

A água muito quente seca os fios e estimula a produção excessiva de sebo. Opte por lavar o cabelo com água fria, para o manter saudável e sem frizz. 

3. Use os produtos certos

Há um motivo que justifica a existência de champôs e de amaciadores específicos para cada tipo de cabelo. Neste caso, opte por produtos com substâncias tensoativas que funcionam como um agente desengordurante removendo por completo o óleo da cabeleira. 

4. Tire todo o produto dos fios

A acumulação de sujidade e de resíduos externos no cabelo também contribui para que este fique mais pesado e seboso. Resíduos esses que podem provocar a proliferação de fungos. Isso acontece, principalmente, com quem exagera na aplicação de cremes de pentear ou de espuma, por exemplo, produtos que acabam por obstruir os poros. Portanto, água em abundância nunca é demais.

5. Mantenha a distância da raiz

Muitas pessoas cometem o erro de passar amaciador na raiz, sendo que o correto é aplicá-lo apenas no comprimento e nas pontas. O mesmo deve ser feito com os aparelhos quentes, como o secador ou prancha. O calor também ativa a produção de óleos no couro cabeludo. Então, mantenha sempre uma distância razoável. Quando usa o secador, este deve ficar no mínimo 20 centímetros longe da raiz.

6. Diga sim ao champô seco

Não deve ser usado com frequência, mas é um produto excelente em situações de 'emergência' - por exemplo, caso surja um evento de última hora e o cabelo necessite de um retoque rápido. O champô seco tem um efeito semelhante ao pó de talco, absorvendo eficazmente a oleosidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório