Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cães capazes de detetar cancro com 97% de precisão

Três cães foram treinados de forma a farejarem a presença de tumores em seres humanos com 97% de exatidão – e até 18 meses antes da doença ser detetada através de exames médicos.

Cães capazes de detetar cancro com 97% de precisão
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Revolução

Os investigadores norte-americanos esperam agora conseguir apurar os compostos exatos que os cães cheiram nos doentes, e assim formularem novos testes médicos mais eficazes capazes de identificar aquelas substâncias.

O conjunto de beagles que participou na experiência detetou ainda a presença de tumores até 18 meses antes de estes serem detetados através de aparelhos científicos ou médicos.

A líder do estudo, a cientista e professora Heather Junqueira disse, numa apresentação durante a conferência da organização norte-americana American Society for Biochemistry and Molecular Biology, no estado da Florida: “A deteção precoce apresenta uma maior probabilidade de sobrevivência para doentes que sofram de qualquer tipo de cancro”.

“Um teste altamente sensível à presença de tumores poderá salvar a longo prazo milhões de vidas”.

Heather Junqueira e uma equipa de investigadores da empresa norte-americana BioScentDx treinaram três cães de raça beagle para detetarem a presença de cancro no pulmão em amostras sanguíneas.

Os cães identificaram a presença de células cancerígenas em 97% dos casos.

Adicionalmente, os mesmos animais foram ainda treinados para farejarem a presença de cancro da mama, do intestino e da próstata.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório