Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Exame de sangue deteta tumores 15 anos antes do seu aparecimento

Uma equipa de cientistas liderada por Rocío Arroyo criou um exame simples que pode oferecer uma vantagem fundamental na luta para vencer o cancro se for realizado anualmente a partir dos 50 anos, como reporta o El País.

Exame de sangue deteta tumores 15 anos antes do seu aparecimento
Notícias ao Minuto

20:08 - 21/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

A investigadora Rocío Arroyo, diretora da Amadix, uma empresa de biotecnologia que inventou um exame de sangue que deteta, com 10 a 15 anos de antecedência, se uma pessoa saudável desenvolverá um tumor maligno do cólon.

Como ponto de partida, Arroyo conseguiu convencer investidores privados de Castela e Leão e assim nasceu a Amadix, em 2010, em Valladolid. Depois de muito trabalho, ainda este ano espera finalmente lançar no mercado o Colofast, o primeiro exame de sangue capaz de detetar um tumor do cólon antes que se desenvolva. “Esperamos comercializá-lo neste ano no mercado espanhol. Depois, vamos tentar que seja introduzido nos Estados Unidos, Europa e China. Até agora, foi testado em mais de mil pessoas e em 20 hospitais europeus, e há estudos em andamento na Alemanha e na Polónia.”

Realizar um simples exame anualmente a partir dos 50 anos pode garantir uma vantagem fundamental na luta para vencer o cancro.

O Colofast é único no mundo (existem produtos semelhantes, mas não tão sensíveis: identificam o tumor quando já apareceu) e abre uma nova era na previsão da doença. Os tumores do cólon começam como pólipos que deixam rastos no sangue, proteínas e moléculas de RNA. A quantidade e a combinação desses marcadores genéticos determinam o que se tornarão.

Se a nossa ‘mão de cartas estiver condenada a perder’, ou seja, o Colofast identifica pólipos pré-cancerosos, e restaria assim uma ampla margem de ação: retirá-los com uma colonoscopia e assim travar a doença. “O objetivo é prolongar a vida de pessoas saudáveis com este diagnóstico. É algo que nunca havia sido feito.” Arroyo e sua equipa já estão trabalhar em outros exames capazes de antecipar tumores do pulmão e do pâncreas. Estimando que possam ser uma realidade em cerca de dois anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório