Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Não tem tempo para se exercitar? Bastam 30 segundos

Recentemente subiu um lance de degraus enquanto carregava os sacos das compras? Ou correu 100 metros até à paragem para apanhar o autocarro? Então, poderá ter feito – mesmo que inadvertidamente – um tipo de exercício denominado de atividade física acidental de alta intensidade.

Não tem tempo para se exercitar? Bastam 30 segundos
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Um estudo recente, publicado no periódico científico British Journal of Sports Medicine, revela que este tipo de atividade física regular e acidental, capaz de o deixar ofegante, produz benefícios para a saúde, mesmo que pratique momentos súbitos de 30 segundos, ao longo do dia.

Emmanuel Stamatakis, líder da pesquisa e professor de atividade física e de saúde, na Universidade de Sidney, na Austrália, refere aliás, que incorporar mais atividades de alta intensidade na rotina diária – quer seja ao aspirar ou a subir a rua – pode ser a chave para ajudar a conseguir praticar atividade física de qualidade diariamente.

E tal inclui pessoas que sofrem de excesso de peso e que estão fora de forma.

O que é atividade de alta intensidade?

Até recentemente, a maioria das autoridades de saúde prescrevia a prática de atividade física durante pelo menos 10 minutos contínuos, apesar de não existirem provas científicas credíveis que suportassem a teoria.

Essa recomendação foi aliás recentemente revogada 2018 US Physical Activity Guidelines Advisory Report (Relatório Norte-Americano de Recomendação de Diretrizes para a Prática de Atividade Física de 2018).

As novas diretrizes afirmam que qualquer tipo de movimento ou atividade impacta positivamente na saúde, independentemente da duração.

Esta preferência por momentos curtos e intensos de exercício coaduna-se com os princípios fundamentais do extremamente popular treino de alta intensidade intervalado (HIIT).

O HIIT é uma prática que envolve sessões repetidas de atividade física, que variam entre seis segundos a quatro minutos, com períodos de descanso que vão de 30 segundos a quatro minutos pelo meio.

Comparativamente a vários tipos de prática, os investigadores detetam consistentemente que qualquer tipo de treino de alta intensidade intervalado, independentemente do número de repetições, melhora a capacidade física e a capacidade cardiovascular e pulmonar.

Aliás, pesquisas sugerem que a atividade física de alta intensidade pode contribuir para a manutenção e prolongação da saúde entre os indivíduos mais idosos, prolongando inclusive a expetativa de vida.

Como posso incorporar atividade física acidental de alta intensidade na minha rotina?

- Substitua viagens de carro curtas por caminhadas rápidas ou vá de bicicleta;

- Suba as escadas rapidamente, ao invés de utilizar o elevador;

- Quando for ao centro comercial deixe o carro longe da entrada, pelo menos 100 metros. Quando sair transporte as suas compras enquanto anda essa distância;

- Faça três ou quatro sprints enquanto caminha, por 100 ou 200 metros, até que sinta o seu coração a disparar e fique sem fôlego;

- Procure subir colinas ou ruas inclinadas;

- Corra com o seu cão durante 30 a 90 segundos, ande por uns minutos, e volte a correr por esse tempo.

Segundo os investigadores, este tipo de atividade acidental facilita atingir o objetivo dos 30 minutos de atividade física diários recomendados. Podendo ainda aumentar os níveis de fitness, tornando assim a realização de atividades extenuantes mais fáceis – até para aqueles com menos preparação física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório