Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sete benefícios de beber leite de soja e oito desvantagens

Os motivos para beber leite de soja são vários. Algumas pessoas são intolerantes à lactose, então optam pela bebida como um substituto do leite de vaca, outras preferem porque estão preocupadas com a saúde, e entendem que o leite de soja é uma opção com baixo teor de gordura e pode ser saudável para o coração. Mas a popular bebida não acarreta só vantagens...

Sete benefícios de beber leite de soja e oito desvantagens
Notícias ao Minuto

09:00 - 07/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Como o próprio nome sugere, o leite de soja é produzido a partir da soja, que é uma leguminosa e a base para a produção de muitos alimentos. Comummente, os produtos à base de soja substituem a carne e por isso são populares entre os vegetarianos e vegans, devido ao alto teor de proteína.

Valor nutricional do leite de soja

Segundo a publicação Mundo Boa Forma, o leite de soja não fortificado original é uma boa fonte de energia, proteína, açúcar, fibra dietética e gordura. Entre os minerais, estão presentes o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Várias vitaminas, como folato, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, vitamina B12, vitamina D, vitamina E e vitamina K também estão presentes, além de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados.

O valor nutricional do leite de soja pode variar, e ainda que o teor de proteína seja semelhante ao do leite de vaca, outros nutrientes podem ser inferiores. Por isso, a ‘fortificação’ de vitaminas e minerais é uma prática comum entre os fabricantes do leite de soja.

Conheça sete benefícios de consumir este alimento:

1. Melhora a saúde do coração

A soja é conhecida como um produto que ajuda a prevenir doenças cardíacas. O teor de aminoácidos e as isoflavonas da proteína de soja ajudam a diminuir o colesterol LDL, considerado mau. Além disso, os altos níveis de gorduras poli-insaturadas, vitaminas, fibras e minerais e gorduras saturadas baixas também ajudam a manter o coração saudável.

2. Reduz a pressão arterial e cura a hipertensão

O consumo regular de leite de soja pode estimular a excreção urinária de um determinado flavonoide, e isso ajuda a reduzir a hipertensão através do controle da pressão arterial sistólica e diastólica.

3. Ajuda a tratar a diabetes de tipo 2

O leite de soja é um alimento que pode contribuir com a saúde do diabético porque contém um alto teor de cálcio e baixo teor de gordura, o que ajuda a baixar o colesterol, a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a prevenir problemas cardiovasculares, comuns na diabetes.

4. Ajuda a controlar a obesidade

A fibra presente no leite de soja tem um efeito expressivo no índice de massa e no peso, o que é benéfico no tratamento da obesidade. Quando o leite de soja é associado a uma alimentação equilibrada e pobre em gorduras, as proteínas de soja reduzem o peso, mas retêm a massa muscular em indivíduos obesos.

5. Alivia sintomas da menopausa

Geralmente, quando a menopausa chega, vem acompanhada de uma série de sintomas desconfortáveis. Nessa fase, algumas mulheres fazem tratamento para reposição hormonal com a ajuda de hormonas sintéticas e outras procuram alternativas naturais, como o leite de soja.

Alguns estudos sugerem que as isoflavonas de soja ajudam a manter os níveis de estrogénio equilibrados durante a menopausa e contribuem com a prevenção de doenças provenientes da perda natural da hormona do estrogénio.

6. Ajuda a prevenir vários tipos de cancro

Uma pesquisa apontou a ingestão de leite de soja como potencial para reduzir os níveis séricos de estrogénio e reduzir dessa forma a probabilidade de incidência de cancro da mama. Além disso, uma pesquisa mostrou que os homens com alto consumo de leite de soja estão menos predispostos a desenvolver cancro da próstata.

7. É uma alternativa ao leite de vaca

Muitas pessoas consomem o leite de soja porque são intolerantes à lactose ou vegans. Nesse contexto, o principal desafio é encontrar outra fonte que possa oferecer os mesmos nutrientes e o leite de soja pode ser uma. Ao contrário da maioria das proteínas vegetais, a soja contém todos os nove aminoácidos essenciais para corpo.

A sua composição reúne esses aminoácidos em novas proteínas, incluindo anticorpos essenciais para a função do sistema imunitário, proteínas estruturais que mantêm os tecidos unidos e enzimas que ajudam as células a produzir energia.

Principais desvantagens

Embora existam muitas controvérsias em relação ao consumo do leite de soja, a Universidade de Maryland Medical Center, nos Estados Unidos, observa que os alimentos à base da planta são seguros para a maioria das pessoas. Porém alguns aspetos devem ser considerados:

1. É prejudicial para pacientes com cancro de mama recente

Como os produtos de soja, incluindo o leite de soja, contêm produtos químicos similares em estrutura à hormona do estrogénio, uma dieta rica em soja pode representar um risco para a saúde para quem recentemente teve cancro da mama, estando mais sensível ao estrogénio.

2. Pode desencadear distúrbios da tiroide

Os produtos de soja podem ser uma das causa de alguns distúrbios da tiroide, problemas no sistema reprodutivo e sintomas relacionados a alergias, especialmente em indivíduos que usam produtos de soja desde a infância.

Isso acontece porque as isoflavonas podem diminuir a absorção hormonal de substituição da tiroide.

3. Algumas versões contêm um alto teor de açúcar

Os açúcares adicionados aumentam o índice calórico sem oferecer valor nutricional e aumentam o risco de doenças cardiovasculares e obesidade.

4. Algumas versões não fornecem uma ampla fonte de cálcio

O leite está associado ao cálcio, mas algumas marcas de leite de soja não fornecem uma ampla fonte de cálcio. Dessa forma, é preciso selecionar uma marca fortificada com cálcio ou obter através de um suplemento.

5. Pode desenvolver problemas digestivos

Alguns tipos de leite de soja podem ser engrossados com um derivado de algas marinhas. Acredita-se que esse aditivo seja responsável pelo desenvolvimento de problemas digestivos em alguns consumidores e seus efeitos colaterais negativos podem resultar do consumo excessivo de leite de soja. Comummente, as pessoas experimentam problemas estomacais, como dores e gases.

6. Pode provocar episódios alérgicos

A alergia à soja ou a um de seus produtos como o leite de soja é considerada uma alergia alimentar comum. Muitas vezes, ela começa na infância e embora a maioria das crianças supere, algumas levam a condição até a idade adulta. Outros nunca tiveram e em algum momento podem desenvolvê-la.

7. Pode afetar as hormonas das crianças

Algumas pesquisas indicaram que o leite de soja pode atrapalhar as hormonas das crianças.

8. Pode afetar a saúde do homem

Alguns estudos indicam que o consumo de leite de soja pode diminuir a concentração de espermatozóides. Não se sabe ao certo qual quantidade de soja consumida diariamente provocaria tais efeitos adversos. Alguns especialistas afirmam que um consumo pequeno de soja não é suficiente para causar efeitos colaterais significativos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório