Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ver maratonas de séries na Netflix aumenta risco de cancro do intestino

Permanecer uma hora por dia ‘colado’ ao ecrã a ver séries como ‘Stranger Things’ aumenta o risco de aparecimento de cancro em 12%, comparativamente a quem não está tanto tempo em frente ao ecrã, garantem especialistas.

Ver maratonas de séries na Netflix aumenta risco de cancro do intestino
Notícias ao Minuto

14:30 - 06/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Ver maratonas de séries como tantas vezes acontece entre os adeptos da Netflix aumenta o risco de desenvolvimento de cancro mesmo entre indivíduos com um peso saudável e fisicamente ativos, sugere um novo estudo.

Passar apenas uma ou duas horas à noite sentado em frente à televisão torna a incidência de cancro do intestino mais significativa entre a população mais jovem.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de visualização e a saúde de 89,278 mulheres de idades compreendidas entre os 25 e os 42 anos, durante duas décadas.

Entre as quais 118 desenvolveram cancro do cólon ou cancro coloretal antes dos 50 anos de idade, altura em que tipicamente o tumor é mais agressivo.

Os investigadores concluíram que aquelas que viam uma hora de televisão por dia apresentavam um risco 12% maior de desenvolverem a doença, comparativamente às que viam menos.

E os cientistas constataram que passar duas ou mais horas em frente ao ecrã aumentava o risco para uns perigosos e alarmantes 70%.

Até as mulheres com um IMC baixo e que praticavam exercício físico regularmente apresentavam um risco significativo se passassem uma ou duas horas a assistir algum tipo de programa.

Os investigadores afirmam que as pessoas que veem televisão à noite têm provavelmente estilos de vida menos saudáveis e têm uma maior tendência para petiscarem alimentos calóricos e de reduzido valor nutricional.

Yin Cao, professora e líder do estudo, disse: “Ver televisão, Netflix ou séries em excesso pode levar a que os indivíduos gastem menos energia, consumam mais calorias, e sigam regimes alimentares menos saudáveis – fatores estes que propiciam o aparecimento de cancro no intestino”.

Estudos anteriores já haviam apurado que estilos de vida sedentários – que envolvem estar sentado diariamente por muitas horas – aumentam o risco de doenças como a obesidade, diabetes e cardíacas.

A nova pesquisa foi publicada no periódico científico JNCI Cancer Spectrum.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório