Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Surdez 'seletiva'? A doença rara que impede de ouvir vozes masculinas

A patologia rara e inusitada que faz com que as pessoas afetadas parem de escutar vozes masculinas.

Surdez 'seletiva'? A doença rara que impede de ouvir vozes masculinas
Notícias ao Minuto

13:00 - 01/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bizarro

Consegue imaginar como seria a sua vida se não conseguisse escutar a voz de qualquer homem que falasse consigo?

Sim, se calhar até poderia ser uma vantagem ou um sonho realizado, mas a verdade é que se trata de uma doença rara também denominada de perda auditiva de inclinação invertida ou deficiência auditiva de baixa frequência.

Segundo a reportagem divulgada pela BBC News, as pessoas que sofrem com essa condição deixam de ouvir sons de baixa frequência, como vozes masculinas, zumbidos de frigoríficos, micro-ondas ou até mesmo de trovões, por exemplo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas no mundo (5% da população) apresentam problemas auditivos incapacitantes. Acredita-se que três mil tenham essa doença apenas nos Estados Unidos e no Canadá.

Ausência de vozes masculinas

A condição rara ganhou destaque no passado mês de janeiro devido a um caso registado na China.

Uma mulher chinesa, identificada apelas pelo sobrenome Chen, procurou um hospital afirmando que não conseguia ouvir a voz do namorado, segundo informações da agência de notícias AFP e dos media locais chineses.

Na noite que antecedeu sua ida ao hospital, a otorrinolaringologista Lin Xiaoqinga, que a atendeu na unidade, disse aos media locais que a mulher teve vómitos e sentia um zumbido nos ouvidos.

A clínica diagnosticou-a com perda auditiva de inclinação invertida ao comprovar que Chen ouvia a sua voz, mas não a de homens - pacientes ou funcionários do hospital.

O que provoca a doença?

No caso de Chen, a médica disse que a doença foi causada por um conjunto de fatores que iam desde stress e longas horas de trabalho a poucas horas de sono.

Com um período de descanso, a sua capacidade auditiva deveria melhorar, segundo Xiaoqinga.

A perda auditiva de inclinação invertida geralmente é hereditária e está relacionada com condições como a síndrome de Wolfram, que afeta pacientes com diabetes, ou à displasia Mondini, que afeta a cóclea, uma parte interna do ouvido próxima ao nervo auditivo.

Essa perda auditiva também pode ser causada, em alguns casos, por uma mudança de pressão no líquido interno do ouvido ou uma abertura anormal neste órgão - como efeito colateral de uma anestesia geral, por exemplo.

As pessoas com perda auditiva de inclinação invertida podem ter dificuldade em ouvir vozes por telefone ou o barulho do motor dos carros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório