Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bolas, estrelas e... uma aranha. Saiba por que a deve incluir na árvore

Até a marca de diamantes Swarovski conta com ornamentos para a árvore de natal em forma de aranha. Há um significado por detrás desta simbologia.

Bolas, estrelas e... uma aranha. Saiba por que a deve incluir na árvore
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tradições

Aranha morta, dinheiro à minha porta”. O velho ditado leva a crer que as aranha são um sinal de sorte e, fobias à parte, há que reconhecer que as teias de aranha criam desenhos simétricos bastante interessantes.

Mas daí até que as aranhas sejam usadas em decorações de Natal, vai um longo caminho, já que o inseto é muito mais associado ao Halloween, contudo, não é assim em todo o lado, e vale a pena apontar a origem de cada tradição. Embora adotada por quase todo o mundo, o Halloween é uma influência oriunda dos Estados Unidos, enquanto a associação da aranha ao Natal é europeia.

É principalmente na Alemanha e Rússia que se conta a história de uma família que, por ser muito pobre, não tinha nada para decorar a árvore de Natal, por isso as aranhas, amigas da família, criaram teias por cima da própria árvore. De manhã, quando abriram as janelas, a luz do sol que passou por entre as teias de aranha deu-lhes tons de dourado e prateado e a partir desse dia a família passou a ter bastante mais sorte.

Noutras versões, é o Pai Natal quem transforma as teias de aranha em decorações de Natal, para evitar a tristeza daquela família. Mas em qualquer uma das versões, o propósito da história é o mesmo - as aranhas dão sorte a qualquer casa.

Nos dias de hoje, tal história persiste na árvore de Natal de muitos que não dispensam a presença da 'aranha da sorte' na sua árvore ou mesmo ornamentos que se assemelhem a teias de aranha (mas claro, com toda a cor e brilho que se vê nos dias de hoje).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório