Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dar antibióticos a crianças menores de 2 anos contribui para esta doença

Administrar antibióticos a bebés “aumenta o risco de desenvolverem obesidade em mais de 25%”.

Dar antibióticos a crianças menores de 2 anos contribui para esta doença

Os cientistas creem que aqueles fármacos que combatem as bactérias infecciosas estejam associadas ao ganho de peso se forem prescritos em excesso.

O estudo sugere aliás, que dar antibióticos a crianças com menos de dois anos eleva o risco de sofrerem posteriormente de obesidade em cerca de um quarto.

Pensa-se que aqueles fármacos sejam responsáveis por alterar os micróbios presentes no trato digestivo relacionados com o aumento de peso. Administrar antiácidos aos mais novos aumenta igualmente o risco.

Os especialistas garantem que prescrever em demasia estas drogas é “um problema significativo”. E alertam que muitas vezes os antibióticos são administrados sem qualquer necessidade, acabando por não tratar de todo a condição que afeta os doentes quando esta não é bacterial.

Tal aumenta o risco de aparecimento de super vírus e da inexistência de drogas capazes de os aniquilarem.

O estudo conduzido por investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, observou 333,353 crianças e apurou que a prescrição de antibióticos estava associada a um risco maior de 25% de desenvolverem obesidade, com tendência a aumentar por cada ciclo de medicação tomada.

O médico e líder do estudo, Christopher Stark, disse: “Os riscos associados a longo termo devem ser levados em conta e ter reverência relativamente aos benefícios momentâneos destas drogas”.

“A resistência do organismo aos antibióticos existentes devido ao seu uso excessivo pode num futuro muito próximo representar uma ameaça catastrófica para a humanidade”, alertou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório