Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo português confirma: Pai também pode transmitir SIDA ao bebé

O estudo que comprovou este aspeto deixou muitos em choque já que, até então, tais casos de contaminação desta doença fatal eram apenas associados à mãe.

Estudo português confirma: Pai também pode transmitir SIDA ao bebé
Notícias ao Minuto

15:00 - 01/10/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vírus

Nuno Taveira é co-autor do estudo que alerta para o facto de não só as mães mas também os pais serem suscetíveis de transmitir o vírus da SIDA aos filhos recém nascidos.

O problema, que se achavam desproteger os bebés através do leite materno ou ainda durante a gestação, não é afinal só possível por parte da mãe. No caso do pai, sabe-se que a transmissão acontece através de fluidos corporais, mais o processo ainda não foi totalmente esclarecido por parte da comunidade médica.

Ainda assim, confirmou-se que a transmissão é possível graças a um caso prático de uma criança que foi diagnosticada como seropositiva aos quatro anos de idade. Feito o despiste, confirmou-se que a mãe não possui o vírus mas que o pai sim, embora não o soubesse até à data. Certos de que a transmissão aconteceu na fase em que a criança tinha apenas pouco tempo de vida, graças à comparação de análises entre pai e filho, os cientistas sugerem que a transmissão tenha acontecido quando o pai sofreu de varicela e formou no corpo várias bolhas com líquido onde o vírus estava presente e em níveis bastante contagiosos, já que o doente se encontrava com o sistema imunitário bastante afetado.

Os estudiosos garantem que “este caso mostra como aspetos genéticos, filogenéticos e sorológicos podem contribuir para uma investigação acerca da transmissão do vírus”.

Esta não é a primeira investigação de Nuno Taveira sobre a SIDA. O investigador de farmácia já ganhou, inclusive, um prémio graças a um trabalho de investigação onde propõe uma vacina contra o vírus HIV-2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório