Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Treinar mais para dormir melhor. Mas tem de fazer assim

Praticar exercício físico muito próximo da hora de dormir não é aconselhado, mas o treino pode de facto ajudar ao sono

Treinar mais para dormir melhor. Mas tem de fazer assim
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Não se deixe enganar. É errada a ideia de que, quando se treina próximo da hora de dormir, ficamos tão cansados que adormecemos mais rápido e dormimos melhor.

Pode até adormecer mais rápido, mas o sono não será benéfico nem profundo como devia, pois o corpo está acelerado e excitado pelo exercício a que foi submetido, e os efeitos continuam mesmo depois do treino

Falta de sono de qualidade é um problema na sociedade atual, e a solução pode de facto estar no seu treino. Para tal, especialistas apontam que os melhores treinos serão os aeróbicos e de força, embora tal se tenha provado em análises, não se sabe ao certo qual a relação. 

Outra vertente, esta sim, comprovada, associa o treino à redução de ansiedade que é um problema que afeta o sono. Mas para que tal funcione, além de se ter em consideração que o processo de melhoria de sono será gradual, deve-se respeitar a regra mais óbvia: o treino não pode retirar horas de sono, ou seja, se o ideal para si será dormir oito horas de sono, não deve dormir menos uma ou duas para treinar de manhã nem tão pouco deitar-se mais tarde porque treinou à noite. Pode sim ajustar o seu horário e se sabe que vai treinar de manhã, deite-se mais cedo.

Mas voltando aos treinos ao final do dia, qualquer treino superior a 20 minutos deve acontecer pelo menos três horas antes de se deitar. Assim dará tempo para o corpo arrefecer e voltar à calma para bem seguir a rotina normal que o organismo deve seguir desde o momento em que se deita até que adormeça.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório