Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dia dos Avós: A ‘avó’ que deu origem à data hoje celebrada é portuguesa

O dia é celebrado em vários países, embora nem sempre a 26 de julho.

Dia dos Avós: A ‘avó’ que deu origem à data hoje celebrada é portuguesa
Notícias ao Minuto

18:45 - 26/07/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Efeméride

Ana Elisa Couto morava em Penafiel. Nascida nos anos 20, foi na década de 80 que decidiu tornar-se missionária da causa, dedicando grande parte da sua vida à ‘luta’ para que os avós fossem reconhecidos com uma efemeridade própria.

Falecida em 2007, ‘Dona Aninhas’, como era conhecida no norte, é hoje reconhecida com uma placa afixada na praça municipal da cidade onde morou, por ter conseguido que 26 de julho fosse, em Portugal e não só, o Dia dos Avós.

Viajou para o Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça, Canadá e outros países, onde defendeu sempre a necessidade de se dar tal destaque aos avós que não são devidamente reconhecidos e celebrados.

Mas porquê a data de 26 de julho?

Embora não sejam referidos na bíblia, os avós de Jesus e pais de Maria (São Joaquim e Santa Ana) são celebrados pela igreja católica nesta data. A informação é sabida graças ao evangelho apócrifo de São Tiago, segundo aponta o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer. Desde o século XIV que o casal é celebrado aos olhos da igreja, contudo, a data apontada era a de 20 de março, tendo sido o papa João 6º a mudá-la para 26 de julho.

Noutros países, contudo, a celebração aos avós é feita noutras datas como é o caso de Itália que para se afastar à questão da religião optou pelo 2 de outubro. Brasil mantém a data apontada por Ana Elisa Couto e apenas França separa o dia dos Avôs (primeiro domingo de outubro) do dia das avós (primeiro domingo de março).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório