Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ADSE: "Não entendo porque se foi mexer num serviço que funcionava"

Relativamente ao subsistema dos funcionários públicos - a ADSE -, Manuela Ferreira Leite lamentou, no programa a 21ª hora, a má gestão de um organismo que considera "altamente sustentável e que até há pouco tempo funcionava bem".

ADSE: "Não entendo porque se foi mexer num serviço que funcionava"

A comentadora política caracterizou a ADSE como "um subsistema de saúde solidário louvável e evoluído, com uma faceta social que sempre o diferenciou - porque quem ganhava mais descontava também mais, e os benefícios eram igual para todos".

Ferreira Leite continuou na sua exposição elogiando o subsistema que funciona "como um seguro de saúde" e "sem beneficiar de quaisquer apoios do Estado".

Para a comentadora, os problemas começaram a surgir quando foram implementadas, pelo Ministério das Finanças, as primeiras alterações. "Os descontos deixaram de ser obrigatórios e começaram a ser facultativos. Ora obviamente manifestou-se uma tendência para quem ganha mais deixar de fazer descontos e preferir fazer seguros privados... Não entendo porque se foi mexer numa fórmula e num serviço extremamente louvável que funcionava".

Ferreira Leite questionou a mudança que considera nunca ter sido devidamente explicada. "Em Portugal parece que temos uma tendência para estragar o que funciona bem e até ai sempre tinha funcionado bem".

"E essa foi só a primeira facada à ADSE" acusou a antiga ministra das Finanças. Manuela Ferreira Leite referiu ainda a medida tomada pelo Ministério da Saúde - que atualmente tem a alçada da ADSE - e que levou à redução da comparticipação nos atos médicos. "Deixou de por exemplo valer a pena para um cardiologista prestar esse serviço a nível remuneratório... Deve haver motivos para que estas decisões tenham sido tomadas, contudo até agora ninguém explicou porquê, em vez do silêncio total, gostaria que alguém se manifestasse!", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório