Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pharol opõe-se a novo estatuto social da Oi e pede assembleia-geral

A portuguesa Pharol, que é a principal acionista da operadora brasileira Oi, convocou uma assembleia-geral extraordinária daquela companhia para fevereiro, visando discutir o estatuto social da empresa, que o plano de recuperação judicial "viola", bem como futuras ações judiciais.

Pharol opõe-se a novo estatuto social da Oi e pede assembleia-geral
Notícias ao Minuto

12:03 - 08/01/18 por Lusa

Economia CMVM

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Pharol dá conta da convocação da assembleia-geral extraordinária pela Bratel, sua subsidiária, explicando que o encontro previsto para 07 de fevereiro visa "deliberar sobre matérias de competência exclusiva dos acionistas da Oi, que, da forma proposta pela diretoria estatutária no plano de recuperação judicial aprovado em assembleia-geral de credores realizada em 19 de dezembro de 2017, ainda sujeito à homologação pelo juízo competente, violariam os termos do seu estatuto social em vigor".

Ao mesmo tempo, a Pharol pretende discutir "providências judiciais e extrajudiciais adequadas" a adotar, acrescenta a empresa.

No comunicado hoje enviado ao mercado, a Pharol vinca que o plano de recuperação "não está em conformidade com a governança estabelecida no estatuto social da Oi em vigor", sendo uma "oposição direta aos direitos dos acionistas".

A empresa portuguesa, que detém cerca de 27% da Oi, argumenta que o documento prevê "a garantia de manutenção, nos seus respetivos cargos, da própria diretoria responsável pela elaboração do plano durante o período da recuperação judicial, com a renovação dos seus compromissos contratuais - incluindo indemnizações -, usurpando a competência do Conselho de Administração de fiscalizar o seu desempenho e, se for o caso, substitui-los".

Prevê, também, "a destituição e nomeação indevida de integrantes do Conselho de Administração, usurpando a competência da assembleia-geral, em flagrante violação das regras de composição e nomeação previstas na lei e no estatuto social da Oi", bem como a "fixação de regra de resolução de conflitos entre acionistas e a companhia distinta da prevista no estatuto social" da operadora.

Estão ainda projetadas "operações de aumento de capital, que resultarão em diluição injustificada dos acionistas, ao definir o preço de emissão com base em avaliação que não reflete o real valor de mercado da Oi, e que somente poderiam ser realizados após a disponibilização de todas as informações necessárias aos acionistas (quantidade de ações, valor de emissão e avaliação económica atualizada) e prévia deliberação da assembleia-geral extraordinária da Oi", destaca a Pharol.

A empresa portuguesa contesta ainda a "fixação de privilégios indevidos para determinado grupo de credores, que receberiam comissões bilionárias e a entrega gratuita de valores mobiliários da Oi, sem a garantia de contraprestação à Oi, em prejuízo da companhia e dos seus acionistas", adiantando que isso "já foi questionado pela Autoridade Reguladora do setor, Agência Nacional de Telecomunicações brasileira -- Anatel".

O plano de recuperação judicial da Oi foi aprovado em meados de dezembro com ajustes na assembleia-geral de credores no Rio de Janeiro, contando com o voto contra da Anatel.

O documento, que resulta de um pedido judicial feito pela operadora de telecomunicações brasileira em junho do ano passado, visa diminuir o passivo da empresa, que ronda os 65,4 mil milhões de reais (cerca de 16 mil milhões de euros), através da conversão de 75% da dívida suportada pelos credores, aos quais serão concedidos direitos sobre a companhia.

Entre outras medidas, o plano estima também um aumento de capital de quatro mil milhões de reais (mil milhões de euros), a alienação de ativos como a angolana Unitel, da Timor Telecom e o Brasil Telecom call center e alterações transitórias na governança, criando um Conselho de Administração temporário composto pelo presidente da Pharol, Luís Palha da Silva, e pelo gestor Pedro Morais Leitão, como únicos portugueses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório