Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

NetJets cresce em Portugal à boleia de estrangeiros a residir no país

A companhia de aviação privada NetJets aumentou no primeiro semestre os voos de e para Portugal, impulsionada pelos estrangeiros a residir no país, onde tem 20 clientes que são coproprietários de jatos da empresa.

NetJets cresce em Portugal à boleia de estrangeiros a residir no país
Notícias ao Minuto

07:37 - 19/10/17 por Lusa

Economia Negócio

Em declarações aos jornalistas, Marta de La Rocha, vice-presidente da NetJets, empresa norte-americana detida por Warren Buffett, adiantou que o movimento da companhia nos aeroportos portugueses está a crescer 7% este ano para mais de 600 voos, um aumento que está "em linha com o resto da Europa".

"Sente-se que as empresas, empresários e pessoas, em geral, estão agora mais confiantes", declarou, num encontro com jornalistas para apresentar um novo jato da frota da empresa de aviação executiva.

Em termos de passageiros, que são donos de uma fração de um avião da empresa a que correspondem horas de voo, Portugal conta 20 clientes de um total de 5.000, dos quais 1.500 na Europa.

"Em Portugal há um cliente fiel e surge uma procura de muito capital externo, sobretudo brasileiro e latino-americano [residente em Portugal], mas também francês", adiantou a vice-presidente da NetJets.

Além de voar para cinco aeroportos em Portugal - Faro, Lisboa e Tires (Cascais), que compõem o top 3, e também Porto e Évora - a NetJets tem a sede europeia e o centro operacional em Paço de Arcos, Oeiras, onde emprega cerca de 500 pessoas, dos quais cerca de 70% são portugueses.

Em Portugal, estão instalados todos os serviços à exceção do departamento comercial, 'marketing' e recursos humanos, que operam a partir de Londres.

Em 1996, quando a empresa se internacionalizou e começou a operar na Europa, decidiu instalar-se em Portugal "devido à qualificação das pessoas e também pelo facto de o país ser inovador em termos de copropriedade, isto é, pioneiro em termos de legislação que permite registar um avião com proprietários de diferentes nacionalidades", explicou.

Segundo a responsável, a NetJets é o operador de aviação privada de e para Portugal, com "cerca de três vezes mais voos do que o segundo maior operador".

A NetJets tem em curso um investimento de cerca de 17 mil milhões de dólares (aproximadamente 14,45 mil milhões de euros) na aquisição de 670 novos aviões, que se iniciou em 2012, para renovar a frota que totaliza 700 novos jatos.

Warren Buffett é dono da NetJets desde 1995, três anos depois de ter adquirido uma fração de um avião da empresa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório