Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

DBRS: Banca portuguesa vai "na direção certa", mas há sinais de alerta

O mais recente relatório da agência de rating canadiana analisa os resultados dos bancos lusos durante a primeira metade deste ano.

DBRS: Banca portuguesa vai "na direção certa", mas há sinais de alerta
Notícias ao Minuto

13:26 - 28/09/17 por Bruno Mourão

Economia Relatório

A única agência de notação financeira que nunca teve Portugal na categoria de 'lixo' deu hoje um sinal amarelo à banca portuguesa, tendo em conta os resultados no primeiro semestre de 2017. 

Num relatório divulgado esta quarta-feira, a agência de rating canadiana afirma que os bancos nacionais estão "a seguir na direção certa", mas continuam a existir "desafios" com os quais é preciso lidar. 

A necessidade de reforçar os capitais próprios, a dependência do crescimento nacional, a quantidade ainda preocupante de crédito malparado e os resultados ainda abaixo do exigível são motivos de preocupação para a DBRS, mas é a venda do Novo Banco que pode ter mais efeitos negativos. 

"Uma inversão no processo de venda do Novo Banco poderia ter consequências negativas para a confiança no setor bancário português a curto prazo, mas a DBRS não espera que existam efeitos duradouros", pode ler-se no relatório. 

A DBRS deixou recentemente de ser a única agência financeira a dar nota de investimento credível a Portugal, devido à subida do rating na Standard & Poor's, mas não perdeu o título de única agência a não ter classificado Portugal como 'lixo' financeiro. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório