Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Companhia aérea Air Berlin abre processo de insolvência

A companhia aérea alemã Air Berlin anunciou hoje ter solicitado a abertura de um processo de insolvência depois da decisão do seu acionista maioritário Etihad Airways de não continuar a prestar apoio financeiro, adiantou a AFP.

Companhia aérea Air Berlin abre processo de insolvência
Notícias ao Minuto

13:47 - 15/08/17 por Lusa

Economia Alemanha

"O Governo, a Lufthansa e outros parceiros apoiam a Air Berlin nos seus esforços de reestruturação" e os seus aviões vão continuar a voar, indicou a companhia com sede em Berlim em comunicado.

A Lufthansa, gigante alemão da aviação, indicou em comunicado, estar em negociações com a Air Berlin para o resgate das atividades da empresa em dificuldades, que permitirá contratar pessoal.

A ministra alemã da Economia, Brigitte Zypries, anunciou em seguida, em conferência de imprensa, a concessão por Berlim de um empréstimo de 150 milhões de euros com o objetivo de evitar que os aviões da Air Berlin fiquem em terra, numa altura em que vários Estados regionais alemães atravessam o período de férias escolares.

"Isso deve ser suficiente para três meses", disse a ministra, citada pela AFP.

"Nestas circunstâncias, trabalhamos sem descanso para obter o melhor para a empresa, para os clientes e para os empregados", afirmou em comunicado Thomas Winkelmann, presidente da Air Berlin.

O sindicato ver.di referiu-se a "duro golpe" e disse que a prioridade a partir deste momento é "salvar os empregos".

Desde 2008 que as contas anuais da companhia aérea têm fechado quase sempre no 'vermelho', à exceção de 2012, ano de lucros ligeiros.

A situação agravou-se recentemente, endividada em mais de mil milhões de euros, sofreu em 2016 uma perda histórica de 782 milhões de euros.

Ao longo dos últimos meses a companhia acumula atrasos e cancelamentos de voos, sobretudo por problemas com a empresa de 'handling' (assistência em terra), que afeta a imagem e as finanças da Air Berlin.

A meio de junho, a empresa tinha estimado, no entanto, ter liquidez suficiente e sublinhava que não antevia a bancarrota.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório