Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Neste momento, nenhum banco em Portugal tem uma situação crítica"

“Antes da crise, havia a cultura de que não se devia intervir na banca”, admite Elisa Ferreira, administradora do Banco de Portugal.

"Neste momento, nenhum banco em Portugal tem uma situação crítica"
Notícias ao Minuto

23:57 - 31/05/17 por Goreti Pera

Economia Elisa Ferreira

Elisa Ferreira, administradora do Banco de Portugal, considera que, “neste momento, nenhum banco em Portugal tem uma situação crítica” e que “está a haver uma estabilização progressiva” na banca.

Em entrevista à RTP, a economista garantiu que “tem havido uma cooperação muito grande entre os administradores dos bancos e o supervisor” e disse acreditar que a venda do Novo Banco se concretizará.

“Está a ser cumprido o calendário previsto. Houve a assinatura do contrato promessa e há elementos a ser preenchidos até que se faça a assinatura definitiva, que acredito completamente que se venha a fazer. Pode acontecer um percalço em todos os processos, mas não estamos a antecipá-lo neste processo”, afirmou a administradora, que teceu ainda alguns comentários sobre a banco antes da crise financeira de 2008.

“Antes da crise de 2008, havia uma cultura que dominava a agenda internacional de que não se devia interferir muito na banca. Pensava-se que quem estava à frente dos bancos era um grupo de gente muito conhecedora de um negócio que se auto-regulava”, lembrou a antiga eurodeputada socialista.

Desde então, referiu Elisa Ferreira, “houve necessidade de intervir fortemente para suportar os bancos” e, quando “a coisa rebentou”, “houve progressos muito grandes no modo como os bancos são geridos”.

“O ambiente mudou claramente, o G20 juntou-se e comités internacionais fizeram legislação” para que, “a haver perdas e a correr mal, sejam em primeiro lugar os acionistas e credores a suportar as perdas e não os contribuintes”, salvaguardou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório