Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

"Resultado é dos portugueses" e prova que "era possível fazer melhor"

O Ministro das Finanças cantou vitória esta manhã depois da Comissão Europeia anunciar que Portugal está prestes a ser excluído do Procedimento por Défices Excessivos.

"Resultado é dos portugueses" e prova que "era possível fazer melhor"
Notícias ao Minuto

11:30 - 22/05/17 por Bruno Mourão

Economia Mário Centeno

Bruxelas recomenda que Portugal saia finalmente do Procedimento por Défices Excessivos, depois de oito anos sob vigilância apertada devido à incapacidade de manter as contas públicas equilibradas.

Como seria de esperar, a decisão da Comissão Europeia levou a uma 'chuva de reações' políticas, desde as palavras da própria Comissão, às declarações dos partidos da Assembleia da República e até às palavras do próprio Governo. Uma das declarações mais importantes foi feita aos jornalistas por Mário Centeno, figura central na estratégia financeira e económica portuguesa: "Este resultado mostra que as políticas que seguimos no último ano e meio estavam certas e que era possível fazer mais e melhor. Este é um resultado de todos os portugueses".

Em declarações feitas em Bruxelas à margem da reunião do Eurogrupo, o Ministro das Finanças português garantiu que a decisão da Comissão é "um reflexo do aumento da confiança desde o início de 2016" e lembra que a saída do Procedimento por Défices Excessivos Faz-se ao mesmo tempo que o país tem um crescimento acima da média da área do euro.

"Esta é uma boa notícia porque demonstra que as contas públicas em Portugal vão no sentido de uma consolidação sustentável e duradoura."

[Notícia atualizada às 12h10]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório