O segredo do melhor fundo de capital de risco do mundo? A marijuana

Entre os 10 mil fundos seguidos pela consultora Prequin, destaca-se um grupo de investimento australiano graças à aposta ganha na droga leve mais popular do mundo.

Novo estudo realça riscos da cannabis

© Reuters

Bruno Mourão
03/03/2017 10:49 ‧ 03/03/2017 por Bruno Mourão

Economia

Matérias-Primas

Pode ainda ser um setor visto com maus olhos por uma parte significativa da população mundial, mas o cultivo e venda de cannabis para uso terapêutico criou uma indústria que valeu ao Tribeca Global Natural Resources o título de fundo de capital de risco com melhor desempenho em todo o mundo no ano de 2016. 

A volatilidade nos mercados internacionais e na economia europeia e norte-americana reduziu a capacidade de retirar dividendos dos investimentos comuns e por isso, a criatividade fez a diferença. 

Segundo a Bloomberg, o fundo australiano que surge no primeiro lugar entre os 10 mil grupos analisados pela consultora Prequin no 'Global Hedge Fund Report' conseguiu um retorno de 145% nos investimentos durante o ano passado, graças principalmente aos investimentos nos produtores de marijuana legalizados nos Estados Unidos. 

Pelo menos oito Estados dos EUA já autorizam o uso recreativo de cannabis e cerca de metade do território norte-americano permite o uso terapêutico através de recomendação médica; mesmo com a ascensão de Trump e uma maioria republicana no Senado, a tendência não parece ser de recuo nas atuais regras e há mais Estados a preparar leis de enquadramento para o uso de marijuana. 

A aposta no mercado do salmão também foi ganha, graças a uma epidemia de piolhos que reduziu a produção na Noruega e no Chile e aumentou os preços. Contas feitas, o fundo Tribeca Global Natural Resources passou de um valor inferior a 90 milhões de euros em investimentos para um valor total de quase 190 milhões de euros. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas