Governo quer transformar nova torre de controlo do aeroporto de Lisboa em museu

O Governo pediu à NAV para desenhar um projeto que permita que a nova torre de controlo que será construída no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, seja transformada em museu, quando o aeroporto for desmantelado, daqui a 10 anos.

Aeroporto Humberto Delgado, Aeroporto da Portela, Aeroporto de Lisboa

© iStock

Lusa
10/07/2025 19:18 ‧ há 5 horas por Lusa

Economia

Lisboa

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, adiantou que está prevista a construção de uma nova torre de controlo no aeroporto Humberto Delgado, mas que o Governo tinha questionado a utilidade tendo em conta que seria desmantelada daqui a 10 anos.

 

Tendo isso em conta, a NAV foi "convidada a fazer um projeto novo que permitirá no futuro esta torre, quando o aeroporto for desmantelado, passar a ser um museu aeroportuário português, portanto passará a ser primeiro edifício icónico no parque urbano que vai nascer nos terrenos do aeroporto".

No encontro com jornalistas que antecedeu o briefing, o ministrou indicou que se trararia de um investimento entre 10 e 15 milhões de euros, a ser feito pela NAV, empresa de controlo de tráfego aéreo.

Segundo a apresentação do Governo, esta torre é "essencial para reforçar a segurança aérea e libertar o espaço da torre atual", mas tem em vista um futuro Museu Aeroportuário após o encerramento do aeroporto, que seria integrado no Parque Cidades do Tejo.

Leia Também: "Operador médio", prazos, novas caras. Que explicou Governo sobre a TAP?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas