Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Novas regras obrigam Facebook a pagar mil vezes mais impostos

A mais famosa rede social do mundo já sentiu na pele os efeitos das alterações na estrutura fiscal.

Novas regras obrigam Facebook a pagar mil vezes mais impostos
Notícias ao Minuto

10:31 - 10/10/16 por Bruno Mourão

Economia Reino Unido

A vaga de responsabilização das grandes multinacionais já levou a várias mudanças no código fiscal de vários países europeus. O Reino Unido surge na linha da frente, pela importância estratégica da presença de grandes empresas na sua economia e pela fuga acentuada de capitais acentuada pelas redes de 'otimização fiscal'. 

Alphabet, Apple, Starbucks, Amazon e Facebook têm sido os nomes mais falados durante a campanha de alterações do código fiscal e segundo a BBC, serão as empresas mais atingidas pelas mudanças. A rede social liderada por Mark Zuckerberg já revelou a fatura de impostos do ano passado e o aumento das responsabilidades salta à vista. 

Em 2015, o Facebook pagou 4,6 milhões de euros em impostos ao Reino Unido, um valor que corresponde à taxa normal de 25% sobre lucros a rondar os 20 milhões de euros nas operações em território britânico. O valor pode parecer baixo tendo em conta a dimensão do Facebook, mas é quase mil vezes superior aos 4.809 euros de impostos que a rede social pagou em 2014. 

Em 2016 e nos próximos anos espera-se um aumento ainda maior da fatura fiscal, de acordo com as regras impostas pelo governo do Reino Unido. As multinacionais podem ainda ser obrigadas a pagar impostos em falta de anos anteriores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório