Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Acordo comercial com os EUA será "bom ou nenhum"

O comissário europeu da Agricultura reafirmou hoje o interesse em prosseguir com a parceria comercial que está a ser negociada com os Estados Unidos, mas avisou que o desfecho só poderá ser "um bom acordo ou nenhum acordo".

Acordo comercial com os EUA será "bom ou nenhum"
Notícias ao Minuto

14:07 - 30/09/16 por Lusa

Economia Agricultura

"Temos uma ambição: ter um bom acordo com os Estados Unidos. Terá de ser um bom acordo ou nenhum acordo", afirmou hoje, em Lisboa, Phil Hogan, à margem da assembleia-geral da (AVEC), a propósito da Parceria Transatlântica para o Comércio e o Investimento, mais conhecida pela sigla inglesa (TTIP).

A União Europeia e os Estados Unidos começaram a negociar o TTIP em 2013, visando a criação do maior mercado de livre comércio do mundo, com mais de 850 milhões de consumidores.

No entanto, o tratado tem sido contestado por cidadãos e organizações não-governamentais que promoveram várias manifestações em diferentes países europeus por temerem que o TTIP ponha em causa os padrões europeus a nível regulatório, ambiental e alimentar, o que a Comissão Europeia (CE) tem sempre negado.

O comércio de aves, em particular da carne de frango, tem sido um dos aspetos mais polémicos, já que as organizações anti-TTIP receiam que sejam adotados procedimentos menos cautelosos em termos de segurança alimentar como o uso de cloro em lavagens dos frangos e o excesso de hormonas e antibióticos.

"Estou envolvido nas negociações e posso garantir aos consumidores europeus que em qualquer acordo de comércio livre com os Estados Unidos vamos proteger os nossos padrões alimentares, laborais e ambientais", vincou Phil Hogan, reiterando que a CE quer manter as negociações.

Quanto ao ritmo das mesmas, vai depender dos Estados Unidos.

"Vai haver eleições [presidenciais nos Estados Unidos, agendadas para novembro] e por isso vai haver uma pausa por algum tempo. Em outubro vamos ter mais uma ronda negocial e depois vamos esperar para ver o que o novo presidente quer fazer", afirmou o comissário europeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório